Lançada Campanha 16 dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres
Entre 20 de novembro e 10 de dezembro acontecem manifestações públicas, debates, exposições e eventos em todo o Brasil, com o apoio da SPM
Entre 20 de novembro e 10 de dezembro acontecem manifestações públicas, debates, exposições e eventos em todo o Brasil, com o apoio da SPM
A Subsecretária de Monitoramento e Ações Temáticas da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Aparecida Gonçalves, representa a ministra Nilcéa Freire, no lançamento da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres 2009, que acontece nesta quarta-feira, (18/11), às 15h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília-DF.
O propósito da campanha é mobilizar a população para o enfrentamento da violência contra as mulheres e disseminar informações buscando soluções para a situação de violência a que estão expostas mulheres de todo o mundo, nas diferentes raças/etnias, idades e classes sociais. A ação também busca mostrar que todos são responsáveis, cada um com seu papel, na busca de soluções para mudar a realidade de mulheres agredidas fisicamente, psicologicamente e moralmente.
Este ano, o tema da mobilização nacional é focado nas chamadas violências "sutis", ou seja, atos de violência moral, psicológica e de controle econômico e de sociabilidade, entre outros, considerados "normais" ou "naturais" por estarem arraigados nas relações de gênero e porque, muitas vezes, não são direta ou claramente percebidos como violência pela sociedade e pelas próprias mulheres vitimadas.
Uma vida sem violência é um direito das mulheres. Comprometa-se. Tome uma atitude. Exija seus direitos – é o slogan da campanha, que vai de 20 de novembro a 10 de dezembro, com uma programação que inclui manifestações públicas, debates, exposições e eventos com a presença da sociedade e de pessoas ligadas à temática da violência contra as mulheres.
Coordenação da Campanha- Realizada em 159 países, a edição nacional da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres é coordenada pela Agende Ações em Gênero, Cidadania e Desenvolvimento, em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), redes e articulações nacionais de mulheres e de direitos humanos, órgãos governamentais, representações de agências da ONU no Brasil, empresas públicas e privadas.
Com informações do site: www.agende.org.br.