Notícias
Formatura dos Diplomatas Estrangeiros
O Instituto Rio Branco celebrou, no dia 25/09, a formatura dos diplomatas estrangeiros que participaram da edição de 2025 do Curso de Formação de Diplomatas.
Concluíram o curso representantes de nove países, da América Latina, da África e da Ásia: Marta Wilda Kaboco André, de Angola; Vasco Fernandes Monteiro, do Cabo Verde; María Ignacia Aurora Rojas Morales, do Chile; Miguel Antônio Belleza Gonzales, das Filipinas; Aissatu Embaló, de Guiné-Bissau; Saori Yamashita, do Japão; Georgette Elaine Constantino Aizpurúa, do Panamá; Jessica Shellem Alvarenga Sgub, do Paraguai; Kailza Judite Lima do Espirito Santo Costa, de São Tomé e Príncipe.
A cerimônia foi presidida pela Diretora-Geral do IRBr, Embaixadora Mitzi Gurgel Valente da Cosa, e contou com a participação da Embaixadora Maria Luiza Ribeiro Lopes da Silva, Diretora-Adjunta da Agência Brasileira de Cooperação; da Secretária de Ásia e Pacífico, Embaixadora Susan Kleebank, e do Secretário de África e Oriente Médio, Embaixador Carlos Sérgio Sobral Duarte. Estiveram presentes também Embaixadores e representantes das Embaixadas dos países de origem dos intercambistas.
Na cerimônia, os diplomatas estrangeiros proferiram depoimentos a respeito da experiência no Curso de Formação de Diplomatas e ressaltaram as novas pontes estabelecidas com o Brasil. Os formandos celebraram os laços de amizade, estreitados com os colegas de turma, e expressaram a expectativa de reencontros no decorrer de suas carreiras.
Em 2026, o Instituto comemorará 50 anos do início do bem-sucedido programa de cooperação internacional e cooperação acadêmica, iniciado em 1976. Até o presente, 307 diplomatas estrangeiros, provenientes de 58 países, participaram do Curso de Formação de diplomatas do Instituto Rio Branco. Nesta edição, pela primeira vez, o IRBr recebeu um diplomata proveniente das Filipinas.
A colaboração entre academias diplomáticas aproxima os quadros diplomáticos do Brasil e de seus parceiros e promove a cooperação entre os representantes dos países em sua atuação no exterior.
