Notícias
Aniversário das Convenções de Genebra de 1949
Realizou-se, em 3 de setembro, no Instituto Rio Branco, Seminário em celebração aos 75 anos das Convenções de Genebra de 1949, com participação da Senhora Janja Lula da Silva; da Secretária-Geral das Relações Exteriores, Embaixadora Maria Laura da Rocha; e da Diretora Regional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) para as Américas, Sophie Orr; entre outras autoridades.
O evento tratou da importância do Direito Internacional Humanitário (DIH) na atualidade, bem como dos desafios para sua implementação.
Foram realizados três painéis, que reuniram representantes governamentais, juristas, acadêmicos e especialistas do CICV, com o objetivo de reiterar a importância histórica das Convenções de Genebra e traçar balanço da sua implementação nos últimos 75 anos; debater as principais transformações observadas nos métodos e meios de guerra, não previstas inicialmente nas quatro Convenções de Genebra; discutir a regulação das novas tecnologias de guerra; e identificar os demais desafios à aplicação do direito internacional humanitário.
Promovido pelo @itamaratygovbr e pelo @cicv_oficial / @cicvbrasil , com apoio da Comissão Nacional para Difusão e Implementação do Direito Internacional Humanitário e da @funagbrasil , o seminário reflete o compromisso do Governo brasileiro com a difusão das normas e princípios do Direito Internacional Humanitário no âmbito nacional.
Ao final do seminário, foi inaugurada a exposição “Diálogos sobre a Humanidade”, oferecida pela Embaixada da Suíça (@suicanobrasil )
O evento foi transmitido pela FUNAG no Youtube: https://www.youtube.com/funagbrasil.