Notícias
80 anos Instituto Rio Branco
No dia 18 de abril, o Instituto Rio Branco comemora 80 anos de existência contínua.
A data da fundação do Instituto – 18 de abril de 1945 – coincidiu com o centenário de nascimento do patrono da diplomacia brasileira, José Maria da Silva Paranhos Júnior, mais conhecido como Barão do Rio Branco.
Ao longo dos últimos 80 anos, mais de dois mil e quinhentos diplomatas brasileiros e trezentos diplomatas estrangeiros passaram pelos cursos de formação e aperfeiçoamento do Instituto Rio Branco.
A nossa academia diplomática, a segunda mais antiga do mundo, é reconhecida internacionalmente por seu padrão de excelência.
Em 2002, o Instituto Rio Branco teve papel pioneiro nas políticas públicas de inclusão com a criação de um programa de ação afirmativa que oferece bolsas de estudos para pretos e pardos inscritos no concurso de admissão à carreira de diplomata. Desde o seu surgimento até hoje, o programa ajudou a promover a entrada de cerca de 90 pretos e pardos na carreira diplomática.
No último dia 15 de abril, foi assinado Acordo de Cooperação Técnica para expandir os programas de ação afirmativa executados pelo Instituto Rio Branco. Em breve, o Instituto passará a conceder bolsas de estudos para que candidatos indígenas possam se preparar para o concurso de diplomata.
Em 80 anos, muito já foi feito, mas ainda há muito por fazer. Nosso antigo chanceler Azeredo da Silveira costumava dizer que “a maior tradição do Itamaraty é saber renovar-se”. A trajetória do Instituto Rio Branco é um grande exemplo dessa tradição.