Febre Amarela - Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) 2a. via

imagem: agência brasil - rovena rosa
- O que é o certificado internacional de vacinação ou profilaxia (CIVP):
o CIVP é um documento padronizado, aceito internacionalmente, que comprova a vacinação contra diversas doenças, inclusive contra a febre amarela.
o CIVP foi definido pelo Regulamento Sanitário Internacional, um acordo adotado por todos os países-membros da Organização Mundial de Saúde (OMS).
o CIVP tem validade para toda a vida, não sendo necessário renovar.
- A Namíbia exige certificado de vacinação:
os visitantes brasileiros são obrigados a apresentar, ao entrar na Namíbia por aeroportos ou nas fronteiras terrestres, o certificado interrnacional de vacinação ou profilaxia (CIVP).
o Governo namibiano exige a apresentação do comprovante de vacinação (CIVP) de todos os visitantes que tenham mais do que nove (9) meses de idade e sejam provenientes de países considerados de risco para a transmissão da febre amarela.
a apresentação do CIVP também é obrigatória para os viajantes que fizeram escala por mais de doze (12) horas em algum aeroporto de um país com risco de transmissão da febre amarela.
- Como tirar 2a. via do certificado de vacinação:
é possivel emitir uma segunda via do seu certificado internacional de vacinação e profilaxia (CIVP), caso você tenha se vacinado contra a febre amarela no Brasil.
há duas maneiras:
[a] diretamente pela internet:
pelo portal de serviços do Governo Federal, ou
[b] fazendo do seu pedido à Embaixada em Windhoek:
fornecendo cópias dos documentos ao Setor Consular.
ponto importante:
o Brasil não emite segunda via do certificado internacional de vacinação ou profilxia (CIVP) para quem tomou a vacina em outros países.
- Pedido de 2a. via do CIVP pela internet:
são apenas três passos:
- 1o. passo:
você deverá acessar o portal de serviços do Governo Federal, como na imagem abaixo:

imagem: governo federal - portal de serviços / brasemb windhoek
. Se você já se registrou no portal de serviços do Governo Federal:
informe o seu CPF e, na página seguinte,
a sua senha (como na imagem abaixo):

imagem: governo federal - portal de serviços / brasemb windhoek
. se você ainda não se registrou no portal de serviços do Governo Federal:
clique no botão "crie sua conta" , e
preencha os seus dados pessoais na página que surgirá,
como na imagem abaixo:
imagem: governo federal - portal de serviços
- 2o. passo:
na área “do que você precisa?”, informe “certificado internacional de vacinação” e clique na página correspondente ao serviço após o resultado da busca.
na página do serviço “obter o certificado internacional de vacinação ou profilaxia”, clique no botão “solicitar”, e informe seus dados pessoais.
transmita cópias, em fotos ou em arquivos digitalizados:
. do seu documento de identidade, e
. do seu certificado internacional de vacinação ou profilaxia (CIVP) perdido.
os seus dados serão transmitidos para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), órgão do Governo brasileiro responsável pela emissão do certificado internacional de vacinação ou profilaxia (CIVP).
- 3o. passo:
será feita pesquisa nos bancos de dados da plataforma CIVNET da ANVISA, que contém todos as informações sobre a vacinação de viajantes efetuadas no Brasil, para verificar se o seu certificado está registrado.
uma vez confirmado o seu registro, você receberá cópia do seu certificado internacional de vacinação no "e-mail" que você indicou, para imprimi-lo e assinar no campo indicado.
- Pedido de emissão de 2a. via do CIVP pela Embaixada em Windhoek:
se você tiver dificuldades em obter a segunda via no portal de serviços do Governo Federal, venha nos visitar e:
- forneça cópias do seu documento de identidade (passaporte, carteira de identidade ou carteira nacional de habilitação) e do seu CPF, e
- se você dispuser, traga também cópia do seu certificado internacional de vacinação perdido, pois esse documento facilitará a consulta a ser efetuada.
nossos colegas vice-cônsules transmitirão o seu pedido de 2a. via para o setor da ANVISA responsável pela emissão dos certificados internacionais de vacinação, por mensagem eletrônica da Embaixada em Windhoek.
os técnicos da ANVISA efetuarão a pesquisa e conferência dos seus dados nos registros da plataforma CIVNET, para identificar o seu cadastro.
uma vez identificado o seu registro, a ANVISA emitirá a segunda via do CIVP e a enviará por e-mail para a Embaixada em Windhoek.
a Embaixada em Windhoek imprimirá o seu CIVP, que será carimbado e assinado pelos nossos colegas vice-cônsules, e entregue a você, para uso na sua viagem.
- custos dos serviços:
a emissão de segunda via do CIVP é um serviço gratuito.
- informações úteis sobre febre amarela:
o Ministério da Saúde mantém excelente página sobre os sintomas, o tratamento, o diagnóstico e a prevenção da febre amarela.
vale a pena dar uma olhada.
clique aqui ou na imagem abaixo para acesssar.

imagem: ministério da saúde / brasemb windhoek