Modelos de Procuração
Tanto a escolha do outorgado no Brasil quanto a definição dos poderes é de exclusiva responsabilidade do outorgante, já que a procuração é expressa manifestação de sua vontade. Caberá ao Setor Consular enquadrar essa vontade à forma exigida pelas normas brasileiras em vigor.
Esclarecemos, portanto, que os modelos aqui sugeridos não são obrigatórios, e, quando utilizados, poderão ser adaptados às necessidades do outorgante.
Assim, caso necessário, o outorgante poderá escrever seu próprio texto em que conste os poderes desejados. Para tanto, também poderá utilizar modelos fornecidos por advogados, cartórios brasileiros ou pela instituição que irá receber a procuração.
Após escolher o modelo, o interessado deve fazer as adaptações necessárias e preencher as eventuais lacunas com informações de sua responsabilidade.
Importante!
Sugerimos sempre consultar o órgão aonde será apresentada a procuração a respeito da adequação do modelo do documento. O Setor Consular não se responsabiliza caso haja recusa de procurações pelas instituições.
Modelos
2. Bancos
3. Habilitação e cerimônia de casamento no Brasil
4. Traslado de certidão consular (casamento, nascimento e óbito)
5. Ad judicia (poderes para advogado)
6. Solicitação de 2ª via de carteira de motorista
7. Representação em processo de inventário
10. Receita Federal (CPF, recebimento de restituição de imposto, etc.)
11. INSS