Flora e fauna


Uma das características mais importantes do Brasil é a biodiversidade. Além de abrigar milhares de espécies animais, o país também concentra seis tipos de biomas: Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica, Pampa e a Amazônia.
O bioma Amazônia estende-se por 60% do território brasileiro e representa, aproximadamente, 30% da área de floresta tropical restante no mundo. A Amazônia abriga quase 30% de toda a fauna e flora conhecidas no planeta. Dessa forma, para proteger e promover o uso sustentável desta região, o Brasil implementou, em 2004, o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDAM). Desde a sua criação, o Plano foi responsável pela redução de 74% da taxa de desmatamento na região. Estes resultados, juntamente com o compromisso voluntário estabelecido no Plano Nacional de Mudanças Climáticas (PNMC), tornaram o Brasil em um dos principais atores internacionais na área de desenvolvimento sustentável.
Existem várias agências governamentais no Brasil bem como programas independentes, que trabalham na proteção e na promoção do desenvolvimento sustentável da biodiversidade brasileira, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Serviço Florestal Brasileiro.
Além disso, a fim de mitigar os efeitos da mudança climática, o Brasil tem, historicamente, investido em fontes renováveis de energia, como os biocombustíveis.
Para mais informações, visite: