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E-consular : Instruções de utilização

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Publicado em 11/07/2022 10h10 Atualizado em 17/06/2025 10h26

O SETOR CONSULAR DESACONSELHA A CONTRATAÇÃO DE TERCEIROS PARA A SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS PELO SISTEMA E-CONSULAR. O ACESSO GRATUITO É DIREITO DE TODOS. O PROCESSO É SIMPLES E RÁPIDO. FAÇA VOCÊ MESMO!

LEIA ATENTAMENTE AS INFORMAÇÕES ABAIXO. CASO TENHA DÚVIDAS DURANTE O PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO ONLINE, ENTRE EM CONTATO CONOSCO CLICANDO AQUI.

INFORMAÇÕES GERAIS

PASSO-A-PASSO

TUTORIAIS

.

INFORMAÇÕES GERAIS

a. O e-consular é o novo sistema de solicitação de serviços adotado pelo Setor Consular da Embaixada do Brasil em Ottawa a partir de 2/08/21.

b. Antes de dar início a sua solicitação online, verifique no menu ao lado a documentação completa necessária para cada serviço.

c. O sistema não disponibiliza imediatamente as datas para agendamento. Para agendar, é preciso enviar pelo sistema todos os documentos requeridos para cada serviço (fazer o upload das imagens). Após a avaliação e validação da documentação, pelo Setor Consular, você poderá agendar seu atendimento.

d. No dia do atendimento, é obrigatória a apresentação do original de todos os documentos enviados pelo sistema.

e. Para alguns serviços, será oferecida a possibilidade de envio pelo correio. 

f. No atual contexto de relaxamento das medidas sanitárias excepcionais, alguns serviços continuam sendo prestados, por ora, somente por correio e/ou pela caixa de coleta instalada na entrada do Consulado (por exemplo, passaportes para maiores, legalizações, declarações e autenticação de cópias). Nestes casos, não haverá agendamento de atendimento presencial.

g. Não serão recebidas solicitações de serviços que não sejam feitas pelo sistema e-consular.

 .

PASSO A PASSO

1. Faça o login

Entre no sistema e-consular (ec-ottawa.itamaraty.gov.br) e faça seu cadastro.

O acesso pode ser feito pelo computador, tablet ou celular.

Se você tem um número de CPF, clique em "Entrar com GOV.BR". Caso contrário, selecione "clique aqui para entrar com e-mail e senha".

2. Siga as instruções do portal GOV.BR

Você poderá informar seu número de CPF e nome completo para criar o perfil na plataforma GOV.BR.

Siga atentamente os passos do sistema.

Você receberá um e-mail com um código, que deverá ser inserido no sistema para criação do perfil.

* Verifique sua caixa de spam caso não tenha recebido o e-mail do sistema com o código de acesso. Se não encontrar o e-mail na caixa de spam, sugerimos realizar o cadastro com outro endereço de e-mail.

3. Selecione o país onde deseja solicitar serviços

Após criado seu perfil, você será direcionado para a página do Serviço Consular Brasileiro, em que deverá escolher o país onde se encontra.

Abra a lista e escolha "Canadá"

Clique no link "solicitar serviços nessa repartição" logo abaixo de Embaixada em Ottawa

4. Escolha o serviço

Você será automaticamente direcionado à página principal do sistema, em que é possível escolher o serviço desejado, clicando em "novo serviço".

Selecione o serviço e clique em "Iniciar".

 

5. Preencha as informações

Leia atentamente as instruções e preencha todos os campos com as informações solicitadas. 

Faça upload das imagens da documentação exigida em cada campo do formulário eletrônico.

Ao final, clique em "Próxima etapa".

6. Finalize a solicitação

Após preencher todas as informações, será gerada uma página para conferência dos dados inseridos.

Leia atentamente cada item, corrija os dados se necessário e envie seu requerimento para validação, clicando no botão verde ao final da página.

 

7. Solicitação enviada com sucesso

Após o envio, o sistema mostrará uma mensagem em verde, como a da imagem abaixo.

  

8. Aguarde a resposta do Consulado

Em até 5 dias úteis, a equipe do Setor Consular enviará um e-mail autorizando o agendamento ou solicitando complementação das informações.

9. Correção do requerimento

Caso você tenha recebido mensagem informando sobre pendências, faça a correção necessária e reenvie o formulário para validação.

É possível conferir qual é a pendência no próprio sistema (na imagem, em laranja).

 

10. Validação e agendamento

Se a sua documentação estiver correta, o Setor Consular enviará e-mail com um link. 

Acesse o link e escolha ou agendar o atendimento na data desejada ou o envio pelo Correio ou "drop off"*

* Para os serviços de passaporte, segunda via de documento expedido pelo Setor Consular, atestado de residência, atestado de vida, reconhecimento de firma por semelhança, legalizações, legalização de certidão de antecedentes criminais da Polícia Federal, autenticação de cópias de documentos brasileiros, transcrição de CNH, será oferecida a opção de envio pelo correio.

 

ÂncoraATENÇÃO!

  • Para os serviços disponíveis pelo correio, também é necessário fazer o requerimento no e-consular. 
  • Por favor, NÃO envie seus documentos sem antes receber o email de confirmação do Setor Consular. Isso evita que sua documentação esteja incompleta e que o Setor Consular tenha que devolvê-la sem processar sua solicitação.
  • Pedidos enviados sem a validação do Setor Consular serão imediatamente retornados.

.

TUTORIAIS

  • Tutorial de acesso ao portal gov.br
  • Passo a passo para a impressão
  • 5 erros mais comuns
  • Perguntas frequentes
  • Assista abaixo o vídeo explicativo  com o passo a passo de criação da conta GOV.BR:

 

Como recuperar seu cadastro ou senha GOV.BR

A Conta gov.br é uma junção de outras ferramentas de autenticação já existentes, o Cidadão BR (utilizado pelo INSS) e o Brasil Cidadão (utilizado por outros órgãos).

Dessa forma, se você já usou serviços digitais, pessoalmente ou por um procurador no Brasil, é possível que você já possua cadastro no Login GOV.BR, mesmo que não lembre da senha. Caso você tenha um procurador ou contador no Brasil, por exemplo, é possível que ele tenha criado uma conta em seu nome, mas com os dados dele.

Caso não lembre da senha ou não reconheça o telefone ou e-mail cadastrados em sua conta, siga os passos abaixo para recuperar o acesso:

1) Acesse a página http://faq-login-unico.servicos.gov.br/en/latest/_perguntasdafaq/formarrecuperarconta.html e tente recuperar sua conta com os passos sugeridos.

2) Caso já tenha tentado todas as alternativas sem sucesso, contate a área "Como posso te ajudar" do governo federal e siga as instruções da página: https://portaldeservicos.economia.gov.br/atendimento/

3) Lembre-se de que também é possível acessar o e-consular apenas com e-mail e senha, sem CPF.

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