e-Consular
INFORMAÇÕES GERAIS
O e-Consular é o novo sistema de solicitação de serviços consulares da Embaixada do Brasil no Reino do Bahrein.
Antes de iniciar sua solicitação online, verifique a documentação necessária para o serviço desejado nas páginas deste site.
Para agendar um horário de atendimento, é necessário fornecer, via e-Consular, todos os documentos e formulários exigidos e fazer o upload das cópias solicitadas. A Embaixada fará uma análise prévia da documentação e, se estiver completa, você receberá um e-mail informando que pode acessar o sistema novamente para agendar seu atendimento.
A avaliação prévia não garante o recebimento do documento, pois a análise final ocorrerá no dia do atendimento.
No dia do agendamento, é obrigatória a apresentação dos documentos originais enviados no sistema.
Atenção: Solicitações que não sejam feitas e validadas via e-Consular não serão aceitas.
COMO ACESSAR O E-CONSULAR
Para acessar o sistema, é necessário possuir uma conta no Gov.br. Se você ainda não tem, siga os passos abaixo:
1) Acesse o site do e-Consular: Clique aqui
2) Clique em "Entrar com GOV.BR"
3) Insira seu CPF e clique em "Continuar"
4) Aceite os termos de uso e confirme a verificação de segurança
5) Se não conseguir acessar com seu banco, clique em "Tentar de outra forma"
6) Confirme seus dados pessoais e continue
7) Se não tiver um número de telefone brasileiro, escolha a opção "Por e-mail"
8) Verifique sua caixa de entrada (inclusive spam) para ativar a conta
9) Acesse o e-Consular novamente usando sua conta do Gov.br
Importante:
- Preencha seus dados sem abreviações e confira se seu e-mail está correto.
- Se não receber o e-mail de ativação, tente outro endereço de e-mail.
SOLICITANDO SERVIÇOS PELO E-CONSULAR
1) Acesse o e-Consular e faça login.
2) Escolha "Bahrein" na lista de países e clique em "Solicitar serviços nessa repartição".
3) Na página "Novo serviço", selecione o serviço desejado e clique em "Iniciar".
4) Leia as instruções, preencha o formulário e faça o upload dos documentos exigidos (preferencialmente digitalizados com scanner).
5) Revise todas as informações antes de enviar.
- Após o envio, você receberá um e-mail da Embaixada informando:
- Autorização para agendamento – caso a documentação esteja correta.
- Solicitação de correção – caso haja pendências ou erros nos documentos.
Se autorizado, agende seu atendimento. No dia marcado, compareça com os documentos originais e chegue 10 minutos antes.
Importante: Não vá à Embaixada sem receber o e-mail de confirmação do agendamento.