Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTEC)
SETOR DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Conselheiro Luiz Felipe Rosa dos Santos
Secretário Ramiro Neto
E-mail: sectec.lisboa@itamaraty.gov.br
Telefone: +351 217 248 510
O Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Embaixada (SECTEC) do Brasil em Lisboa é parte integrante da rede de promoção tecnológica do Itamaraty. Suas principais missões consistem em:
1. Promover a imagem do Brasil como nação inovadora:
A principal ação consiste em garantir a participação institucional do país na WebSummit, a maior feira de empreendedorismo e inovação da Europa. A última edição contou com público de 76 mil pessoas.
2. Apoiar as startups brasileiras em seu processo de internacionalização
Além de, em parceria com a Apex, o SECTEC garantir a participação de startups brasileiras na WebSummit, são realizados eventos regulares para aproximar os atores dos ecossistemas de inovação brasileiro e português. Já foram realizados seminários sobre fintechs (2021) e agritechs (2022).
3. Levantamento de informações sobre o ecossistema de inovação português
4. Edições quinzenais do Boletim Diplomacia da Inovação
Link para as edições: https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/ciencia-tecnologia-e-inovacao/boletim-diplomacia-da-inovacao
O Boletim Diplomacia da Inovação, produzido pela Divisão de Ciência, Tecnologia e Inovação (DCTEC) do Itamaraty, veicula notícias relevantes sobre setor de ciência, tecnologia e inovação (CTI) no Brasil.
O material publicado inclui, entre outros: (i) avanços científicos e tecnológicos alcançados pelo Brasil; (ii) iniciativas de diplomacia da inovação desenvolvidas pelos Setores de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTECs) no exterior; e (iii) anúncios de processos seletivos, chamadas públicas e premiações.
É possível receber igualmente o boletim por e-mail, mediante assinatura pelo seguinte link: https://forms.office.com/r/Ck0mSGidE4
5. Fortalecer o contato com a diáspora brasileira em ciência, tecnologia e inovação (CTI)
Em 2021, o SECTEC realizou mapeamento da diáspora científica brasileira em Portugal. Foram contatadas mais de 60 instituições, incluindo universidades, centros de pesquisa e parques tecnológicos.
(CLIQUE ABAIXO)
Em 2022, a Embaixada do Brasil ofereceu apoio institucional ao "I Congresso Internacional sobre Migração e Diáspora Acadêmica", organizado pela Universidade do Minho.
Em 2023, também em parceria com a Universidade do Minho, realizou-se, em 13 de julho, a 1ª Reunião da Diáspora Científica Brasileira em Portugal.
.
CHAMADA PÚBLICA
PUBLICADO EM 27/fev/2025