Noticias
Alerta consular. Ucrânia.
Ministério das Relações Exteriores recomenda aos brasileiros que evitem viagens à Ucrânia durante a guerra russo-ucraniana, tendo em conta os ataques frequentes que ocorrem em todo o território do país. Recomenda, também que os cidadãos que não possam evitar permanência no país que sigam para os abrigos designados conforme as orientações das autoridades locais. Em especial, recomenda que não visitem as regiões próximas às frentes de combate, dados os elevados riscos. Brasileiros em situação de emergência na Ucrânia podem entrar em contato com a Embaixada do Brasil em Kiev pelo telefone de plantão +380 50 384 5484. Categoria Viagens e Turismo
AVISO AOS BRASILEIROS
Tendo em conta os inúmeros bombardeios em diversas cidades da Ucrânia na manhã desta segunda-feira, dia 10 de outubro, bem como a possibilidade de novos ataques, a Embaixada do Brasil em Kiev recomenda fortemente aos brasileiros na Ucrânia a seguir as orientações das autoridades locais e a permanecer em local protegido enquanto durarem os alertas de ameaça aérea. Deslocamentos só devem ser iniciados após o fim do alerta, quando houver condições de segurança. Brasileiros em situação de emergência na Ucrânia podem entrar em contato com a Embaixada pelo telefone de plantão +380 50 384 5484. A Embaixada reitera sua recomendação de que sejam evitadas todas as viagens à Ucrânia, bem como a permanência no país.
Assistência Social
Sobre subtração internacional de crianças
O Itamaraty lançou cartilha sobre subtração internacional de crianças, em colaboração com Ministério da Justiça e Revibra Europa, para esclarecer o papel da rede consular do Brasil na orientação de mães e na proteção a vítimas de violência doméstica. Confira: A publicação coincide com o I Fórum sobre Violência Doméstica e a Convenção da Haia, na África do Sul, evento que tem o apoio do Brasil. O Brasil segue empenhado em valorizar a Convenção da Haia de 1980 para proteger crianças e mães vítimas de violência doméstica no exterior.
Ciência e Tecnologia
Memorando de entendimento
O Instituto Guimarães Rosa (IGR) e o Instituto Camões, de Portugal assinaram 18/03/2024, memorando de entendimento para cooperação nas áreas de difusão da língua portuguesa, promoção da cultura lusófona e cooperação educacional.
Assistência Social
Falecimento do Ministro, do Vice-Ministro e do Secretário de Estado do Interior da Ucrânia em 18/1
Ministério das Relações Exteriores lamenta o falecimento do Ministro do Interior da Ucrânia, Denys Monastyrsky, do Vice-Ministro Yevhen Yenin, do Secretário de Estado daquela pasta, Yuriy Lubkovych, e também de mais de uma dezena de pessoas, em decorrência de queda de helicóptero em Brovary, na grande Kiev, em 18 de janeiro de 2023. O Vice-Ministro Yenin chefiou missão do seu país ao Brasil, em maio de 2021, então no posto de Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros, para reunião de Consultas Políticas. Yenin fora agraciado com a Ordem de Rio Branco, no grau de Grande Oficial, em dezembro de 2022. O Ministério das Relações Exteriores transmite as suas sentidas condolências ao governo e ao povo da Ucrânia, assim como aos familiares e amigos de todas as vítimas.
Servços eleitorais
Eleições 2022
Conforme determinação do Edital 56 do TRE-DF, os eleitores cadastrados para votar na Ucrânia estão dispensados da obrigatoriedade de votação em 2022. Desse modo, não haverá votação na Embaixada em Kiev nos dias 2 e 30/10.
Endereço
Andriivskyi Uzviz, 7-A
Podil, CEP 04070
Kyiv, Ucrânia
Horário de Atendimento do Setor Consular:
Segunda - sexta-feira
10:00h às 14:00h (apenas com agendamento prévio)
Exceto nos feriados.
Contatos
Telefone geral: +380 443399861
E-mail: brasemb.kiev@itamaraty.gov.br
Setor consular: +380 443399862
E-mail: consular.kiev@itamaraty.gov.br
Plantão de emergências*:
+380 503845484
* Apenas acidente, doença grave, morte na família, prisão, desaparecimento, violência doméstica etc. Outros questionamentos devem ser direcionados ao e-mail ou ao telefone do Setor Consular, acima.