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Passaporte Adulto

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Publicado em 13/07/2023 08h01 Atualizado em 13/11/2025 06h36

Informações gerais

Tenha sempre em mente que seu passaporte brasileiro é um documento valioso. Com ele, nacionais podem viajar para todos os países do mundo - em muitos casos, sem necessidade de visto. 

Por essas razões, nacionais devem ter muita atenção com seu documento de viagem brasileiro, e solicitar sua renovação antes da expiração do prazo de validade. As informações de contato da última página de seu passaporte devem ser sempre preenchidas, para permitir que o documento seja recuperado, em caso de perda ou extravio.

O passaporte brasileiro para maiores de 18 anos tem 10 anos de validade.

Em caso de passaporte extraviado, roubado ou danificado, a validade será reduzida.  

Instruções e documentos necessários 

    Reúna todos os documentos originais necessários para solicitar o passaporte, os quais deverão ser apresentados ao Setor Consular ou enviados por correio - carta registrada PostNord.

    Atenção: A Embaixada só aceitará documentos originais ou cópias autenticadas por cartório, no Brasil, ou por outra Repartição Consular brasileira no exterior.

    1. Formulário eletrônico de passaporte (RER - Recibo de Entrega de Requerimento)

     

    Preencha completamente o formulário online em https://formulario-mre.serpro.gov.br/ 

    • Quando abrir a página do Certificado de Segurança, ignore o aviso. O site é seguro. Selecione CIDADÃO BRASILEIRO e depois PASSAPORTE. 
    • Este formulário é obrigatório para todos os pedidos.
    • O preenchimento é fácil e rápido, e deve ser feito pelo próprio requerente. O upload de documentos é obrigatório. Inclua Todas as informações que tiver, inclusive os dados de documentos que for apresentar. 
    • Quando terminar o preenchimento, imprima o protocolo (RER)

    Atenção:  Assine o protocolo no campo indicado com caneta em tinta (dentro do retângulo, sem ultrapassar as bordas).

    Na parte de baixo do protocolo, não esquecer de informar o seu telefone e e-mail de contato.

    2. Uma fotografia recente (menos de 6 meses) - em papel fotográfico
    • Tamanho 5x5cm ou 5x7cm, nítida, colorida com FUNDO BRANCO, com fisionomia neutra e o rosto perfeitamente iluminado (sem sombras), sem óculos, com as orelhas e ombros à mostra.
      A foto deverá ser impressa em papel fotográfico
      Obs.: Não serão aceitas fotos já utilizadas em passaportes anteriores.

    3. Passaporte brasileiro anterior, válido ou expirado 

    • Necessário apresentar o passaporte anterior - ainda que vencido. (Ficará retido durante o processo)
    • Passaporte extraviado, furtado ou danificado (ver abaixo)
    4. CPF (ou documento brasileiro de identificação que contenha o número de CPF)
    • Deverá apresentar o número do CPF ou Documento que contenha o número do CPF; 

    • Caso não possua CPF, deverá primeiro solicitar o CPF antes de renovar o passaporte. Confira no link: https://www.gov.br/mre/pt-br/embaixada-estocolmo/servicos-consulares/cpf-cadastro-de-pessoas-fisicas
    5. Original de um DOCUMENTO BRASILEIRO com seu nome atual, que pode ser:
    • SOLTEIRA(O): Certidão de Nascimento brasileira atualizada;
    • CASADA(O): Certidão de Casamento brasileira atualizada;
    • DIVORCIADA(O) ou SEPARADA(O): Certidão de Casamento brasileira atualizada com averbação de divórcio ou separação;
    • para brasileiros NATURALIZADOS (quem se naturalizou brasileiro), independentemente do estado civil: certificado de naturalização brasileira emitida pelo Ministério da Justiça (original e cópia);

    *Atenção: caso a certidão de nascimento faça menção sobre a obrigatoriedade pela nacionalidade brasileira, será necessário solicitar segunda via do documento no consulado competente, ou obrigatoriamente em cartório brasileiro, se a certidão já foi transcrita (trasladada) no Brasil, conforme art. 12 da Resolução do CNJ nº 155. 

    *Obs: No caso de apresentação de cópia da certidão eletrônica obtida através do site [www.registrocivil.org.br], deverá ser feito “upload” do arquivo em formato PDF com certificado digital no ato de preenchimento do formulário eletrônico de passaporte. Imprima também a certidão eletrônica

    *Certidões muito antigas poderão ser recusadas, e uma segunda via mais recente do documento poderá ser solicitada

    6. Certidão de Quitação Eleitoral (Mulheres e homens entre 18 e 70 anos) 


    Obrigatória a apresentação do documento de quitação eleitoral (Certidão de Quitação Eleitoral).

    Para obter passaporte, os(as) brasileiros(as) maiores de 18 e menores de 70 anos devem estar com sua situação eleitoral regular.

    Atenção: Somente o cidadão com situação regular ("está quite") comprovada por meio da certidão de quitação eleitoral pode obter o passaporte.

    A Certidão de Quitação Eleitoral para os eleitores com situação regular deve ser emitida na página do TSE pelo link: https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral

    Eleitores cuja situação eleitoral esteja irregular deverão regularizar sua situação eleitoral, diretamente junto à Justiça Eleitoral. Instruções em www.tse.jus.br/eleitor/eleitor-no-exterior/votacao-no-exterior

    Caso ainda não possua título de eleitor, será necessário fazer o alistamento eleitoral no site do TSE.

    O passaporte brasileiro não poderá ser concedido àqueles que não estejam com a situação eleitoral regular. 

    7. Documento militar (HOMENS entre 18 e 45 anos)

    Apresentar o Certificado de Alistamento Militar (CAM), ou Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) ou Certificado de Reservista.

    Caso o requerente não tiver se alistado para o serviço militar, poderá fazê-lo no ato de renovação do passaporte desde que traga a documentação exigida. Confira como fazer o Alistamento Militar.

    8. 
    Para as pessoas que mudaram de nome

    a) devido a casamento: apresentar certidão de casamento brasileira;

    b) devido a divórcio: apresentar a certidão de casamento brasileira com averbação de divórcio;

    c) devido a ordem judicial: apresentar certidão de nascimento brasileira de inteiro teor.

    O passaporte brasileiro é emitido com base na documentação brasileira.

    Assim, documentos estrangeiros não são válidos para obter o passaporte brasileiro ou comprovar mudança de nome ou sobrenome.

    Pela Lei brasileira, a mudança de nome ou sobrenome que não seja por motivo de matrimônio ou divórcio é limitada a alguns casos específicos e exige averbação, em cartório, para que seja válida. 

    Caso você tenha mudado de sobrenome em função de casamento, deverá apresentar a certidão ou registro de casamento brasileiro.

    A mudança de sobrenome em função de divórcio só aparecerá no novo passaporte mediante a apresentação da certidão de casamento brasileira com a averbação do divórcio.

    Caso tenha mudado de prenome ou sobrenome por qualquer outra razão, deverá averbar o seu novo nome em sua certidão de nascimento.

    Com a certidão averbada, em cartório no Brasil, o passaporte pode ser emitido com o novo nome. 

    Atenção: A  Averbação da certidão somente pode ser feita em cartório, no Brasil.

    Conforme Manual do Serviço Consular e Jurídico, as averbações em certidões não são realizadas pelo Setor Consular, isto é, não podem ser averbadas certidões consulares de registro de nascimento. A averbação deverá ser feita na certidão transcrita em cartório.

    Assim, caso tenha apenas a certidão consular de nascimento (registro de nascimento feito em Setor Consular) e ainda não tenha feito a transcrição em Cartório de 1º Ofício, deverá primeiramente realizar a transcrição da certidão em cartório, no Brasil.

    MUDANÇA DE SOBRENOME - CPF 

    As pessoas que mudaram de sobrenome por qualquer razão, deverão primeiro solicitar a alteração no CPF junto à RECEITA FEDERAL DO BRASIL.

    Essa solicitaçãp poderá ser feita diretamente por email para Receita Federal, sem comparecimento no Setor Consular, conforme as instruções a seguir:   
       

    1. Preencher o formulário online no site da Receita Federal, disponível no link:

    https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/cpfEstrangeiro/Fcpf.asp

    Atenção: O bloqueador de "pop-up" do navegador deve estar desabilitado, caso contrário não será possível enviar a solicitação.

    Após clicar em "enviar", será gerada uma ficha cadastral (FCPF) contendo um código de atendimento.

    2. Enviar a solicitação para o endereço de email cpf.residente.exterior@rfb.gov.br, anexando os documentos listados abaixo, em formato PDF ou JPEG (não são aceitos outros formatos ou links para nuvens de armazenamento):

    • Ficha cadastral de pessoa física (FCPF), devidamente preenchida e assinada;
    • Documento de identificação do interessado (passaporte, carteira de identidade, documento de residência estrangeiro emitido pelo país em que a pessoa reside (personbevis em inglês);
    • Certidão brasileira de nascimento ou de casamento;
    • Título de eleitor ou a consulta ao site do TSE com a numeração do título, para cidadãos acima de 18 anos;
    • Documento militar (homens acima de 18 anos);
    • Se o pedido é feito pelo próprio interessado, uma "selfie" em que ele apareça segurando seu documento de identificação aberto, próximo ao rosto, para fins de confirmação de sua identidade.
    9. Pessoas sob tutela

    - Original da sentença brasileira de tutela ou;

    - Original da sentença sueca de tutela, com tradução juramentada (tradução oficial registrada) para português.

    10. Comprovante de pagamento da taxa

    1560 SEK
    • Na Suécia: Bankgiro BG 5662-5825 em favor da “Embaixada do Brasil em Estocolmo”  ou no balcão no dia do agendamento com cartão (visa/mastercard)

      Na caixa de formulário bancário "meddelande till betalningsmottagaren", as seguintes informações devem ser escritas:

      a) Nome do requerente;
      b) Serviço consular solicitado pelo requerente.

      Exemplo: Maria Svensson - Passaporte
      Se o pagamento for feito pela Internet, uma impressão da transação deve ser apresentada. Extratos bancários pessoais não são aceitos como comprovante de pagamento.

    • Na Letônia: Os pagamentos devem ser feitos em coroas suecas, via transferência bancária SWIFT, em favor da “Embaixada do Brasil em Estocolmo” para a seguinte conta:
      Nº. 7104 15 545 75, em Swedbank SWEDSESS, Tga SWEDBANK, Caixa 7095 SE-103 87;
      Número IBAN SE 798 00000000 71041554575

      É necessário ter em mãos este comprovante quando se apresentar ao balcão de atendimento, ou pagar no balcão com cartão de débito ou enviá-lo junto com a documentação quando solicitado pelo correio

    Passaporte extraviado, furtado ou danificado 

    Documentos necessários:

    1 

    Documentos listados acima, conforme a idade do requerente

    Todos os documentos listados nas instruções para passaporte.

    2

    Boletim de Ocorrência 

    Boletim de Ocorrência emitido pela Polícia Local

    3

    Formulário de comunicação de extravio

    Clique aqui para acessar o formulário, que deve ser preenchido, impresso e assinado

    Observações:

    • Em caso de não apresentação do passaporte atual que esteja válido, por extravio ou outro motivo, a validade do novo será reduzida.
    • Neste caso, a validade máxima será de 4 anos. O prazo poderá ser reduzido para 2 anos, 1 ano e 7 meses em casos de reincidências subsequentes.

     Prazo de emissão:

    • Prazo de emissão: 15 dias úteis (excluído o tempo de envio), contados a partir do acolhimento da documentação completa.

    ATENÇÃO:

    • O prazo de entrega pode variar conforme o número de solicitações. Não deixe para substituir o passaporte na última hora.
    • O passaporte pode ser renovado a qualquer tempo. Recomendamos renová-lo, no mínimo, 8 meses antes de seu vencimento. Atente-se para o prazo de validade mínimo requerido pelas autoridades migratórias dos países de destino.
    • Passagens marcadas por si só, ou pedidos de visto ou de permanência, NÃO ensejam atendimento preferencial em menor prazo. Favor não insistir.
    • Solicitações para atendimentos em caráter emergencial (viagem por motivo de tratamento médico inadiável fora da Suécia) devem estar acompanhadas de comprovantes (atestado médico ou carta do hospital).

    Como solicitar?

    Opção 1: Você pode trazer pessoalmente com hora marcada

    Para agendar o atendimento presencial, siga os passos abaixo:

    1° Acesse a plataforma E-CONSULAR: https://ec-estocolmo.itamaraty.gov.br/ 

    2° Registre-se com e-mail e senha (ou CPF, se preferir)

    3° Escolha o serviço "Passaporte - Adultos" e siga as instruções até o final. Será necessário fazer upload de alguns documentos e formulários. Essas imagens podem ser digitalizadas ou podem ser feitas com a câmera do seu celular. (Observe que os documentos precisam estar legíveis).

    4° Depois de preencher tudo e fazer upload dos documentos obrigatórios, clique em "Confirmar e enviar". Os documentos serão analisados pelo Setor Consular da Embaixada. Se tudo estiver correto, o requerente receberá uma confirmação no e-mail cadastrado.

    5° Após a validação pelo Setor Consular, entre novamente na plataforma E-CONSULAR para agendar o dia do seu atendimento presencial. No dia do atendimento, traga todos os documentos e formulários ORIGINAIS. (não esqueça de informar seu e-mail e telefone de contato quando encaminhar a documentação necessária).

    O prazo de validação/agendamento é de em média 5 dias úteis após o recebimento dos documentos corretos.

    Opção 2: Enviar pelo correio como uma carta recomendada (REK) - Postnord/DHL. 

    Setor Consular - Embaixada Brasileira
    Kungsgatan 88, 112 27 Estocolmo

    IMPORTANTE PARA PEDIDO DE PASSAPORTE VIA CORREIOS:  todos os documentos enviados (certidão de nascimento ou de casamento, passaporte anterior e documentos de identificação etc) devem ser ORIGINAIS.



                                                  Dúvidas devem ser enviadas para o email consular.estocolmo@itamaraty.gov.br

    Forma de entrega:

    O passaporte poderá ser retirado pessoalmente mediante agendamento ou enviado pelo correio como Carta Recomendada (REK) do Postnord (pago pelo requerente).

    Se decidir receber pelo correio, o requerente deverá fazer uma etiqueta no site do POSTNORD e nos enviar a etiqueta para a devolução do documento. 

    Modelo da etiqueta retorno POSTNORD: 

    Label
    Label

    Atenção: A Embaixada não se responsabiliza por perda, extravio ou atraso de correspondência. 

    Validade do passaporte:

    maiores de 18 anos de idade, com documentação completa

    10 (dez) anos

    em caso de passaporte perdido/ extraviado/danificado

    4 (quatro) anos, no máximo

    Conferindo o passaporte - via postal: O novo passaporte será enviado em até 7 dias úteis após a chegada do requerimento ao Consulado.

    Ao receber o novo passaporte em casa, confira os dados inscritos e assine-o no campo apropriado.

    Você terá até 5 (cinco) dias úteis para comunicar eventuais erros ao Consulado (e-mail para consular.estocolmo@itamaraty.gov.br, assunto "ERRO NOS DADOS DO PASSAPORTE"). Findo o prazo, o passaporte será ativado, e a correção não poderá ser feita e a emissão de novo passaporte implicará a cobrança de nova taxa.

    Outras informações 

    Importante: Brasileiros com dupla nacionalidade

    O recomendado para viagens internacionais de cidadãos brasileiros ao Brasil é solicitar o passaporte brasileiro.

    Assim como quando o viajante sueco, ao sair e entrar na Europa, apresenta o passaporte europeu, ao chegar e sair do Brasil, o brasileiro deve usar o passaporte brasileiro.

    O passaporte brasileiro evita atrasos e situações desagradáveis na fronteira brasileira, além de contratempos perfeitamente evitáveis, possibilitando uma viagem segura e tranquila.

    Atenção: O Setor Consular não fornece informações sobre procedimento de entrada no Brasil sem documento brasileiro de viagem válido (passaporte brasileiro) e utilização de passaporte de outra nacionalidade - a competência sobre a entrada e a saída de brasileiros sem o passaporte brasileiro é exclusiva da autoridade brasileira de fronteira (Polícia Federal), durante a análise da documentação e circunstâncias da viagem, no aeroporto.

    As perguntas a esse respeito devem ser endereçadas diretamente à Polícia Federal, conforme contatos disponíveis no website da POLÍCIA FEDERAL: https://www.gov.br/pf/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/quem-e-quem/superintendencias-e-delegacias  

    Outras informações em https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/passaporte/suporte/duvidas_

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