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Consulados itinerantes

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Publicado em 23/08/2024 01h43 Atualizado em 05/12/2025 01h33

🟢🟡 ATENÇÃO  🟡🟢

🟢 Não haverá mais consulados itinerantes em 2025.

🟡 As atividades estão previstas para retornar em fevereiro de 2026, conforme a disponibilidade dos cônsules honorários das cidades participantes.

🔔 Fique atento!
Atualizações serão divulgadas nesta página e nas mídias sociais da Embaixada.

Consulados itinerantes

Buscando atender as comunidades brasileiras residentes em localidades distantes da sede em Camberra, a Embaixada realiza atendimentos remotos (consulados itinerantes) em Adelaide, Melbourne e Perth. Os atendimentos são feitos com o apoio dos Cônsules Honorários nessas cidades, que atuam como intermediários da Embaixada. Os Cônsules Honorários desempenham suas atividades de maneira voluntária, sem remuneração, e prestam um inestimável apoio ao trabalho da Embaixada e à comunidade brasileira na Austrália. A regularidade desses atendimentos varia conforme a demanda e a disponibilidade dos Cônsules Honorários.

Durante os consulados itinerantes são oferecidos os seguintes serviços:

  • Registros (nascimento, casamento e óbito)
  • Procurações públicas
  • Alistamento militar e pedidos relacionados
  • CPF para estrangeiro

IMPORTANTE: Não devem ser enviadas solicitações de passaporte juntamente com registros de nascimento ou casamento. Caso haja interesse em requerer passaporte, o(a) interessado(a) deverá aguardar o recebimento do(s) registro(s) para, então, abrir uma solicitação de passaporte por meio do sistema e-Consular.

📅 Calendário de Atendimentos dos Consulados Itinerantes – 2025

Confira abaixo as datas confirmadas para os atendimentos itinerantes nas cidades atendidas pela Embaixada do Brasil em Camberra:

Adelaide

04 de julho de 2025 (sexta feira) REALIZADO

22 de agosto de 2025 (sexta-feira) REALIZADO

24 de outubro de 2025 (sexta-feira) REALIZADO

14 de novembro de 2025 (sexta-feira) REALIZADO

Melbourne

25 de julho de 2025 (sexta-feira) REALIZADO

02 de outubro de 2025 (quinta-feira) REALIZADO

Perth

19 de agosto de 2025 (terça-feira) REALIZADO

16 de setembro de 2025 (terça-feira) REALIZADO

11 de novembro de 2025 (terça-feira) REALIZADO

03 de dezembro de 2025 (quarta-feira) REALIZADO

⚠️ As datas estão sujeitas a alteração conforme disponibilidade logística e dos Cônsules Honorários. Em caso de mudanças, os avisos serão publicados com antecedência nas redes sociais e na página oficial da Embaixada.


Quantidade de atendimentos e limite de serviços

Cada edição do consulado itinerante oferece, em média, de 15 a 20 serviços, conforme demanda e estrutura disponível. Cada requerente poderá solicitar até 3 serviços por atendimento, por exemplo:

  • 1 registro de casamento
  • 1 registro de nascimento
  • 1 procuração

Como agendar

O agendamento deverá ser feito exclusivamente pelo sistema e-Consular.  Passos a seguir:

a) Acesse o e-Consular e escolha os serviços na cidade onde pretende ser atendido;

b) Faça o upload da documentação exigida para cada serviço consular solicitado;

c) Após receber  e-mail automático de validação do pedido, envie por via postal todos os originais dos documentos aprovados, incluindo "Money Order" (pagamento do serviço solicitado) para a Embaixada.

ATENÇÃO

⚠  O original da "Money Order" (única forma de pagamento pelo serviço consular) deverá ser enviada para o Setor Consular da Embaixada, juntamente com a documentação original referente ao serviço solicitado.

⚠  Enviar  "Money Order" distinta para cada serviço solicitado. Exceção: primeira e segunda vias/cópias autenticadas do mesmo serviço.


Envio da documentação

IMPORTANTE: O pedido somente será incluído para atendimento no consulado itinerante após o recebimento dos documentos originais, incluindo "Money Order" (pagamento de serviços ) pela Embaixada. O prazo para o recebimento é de pelo menos 05 dias úteis antes da data do atendimento. Caso os documentos não sejam entregues dentro desse prazo, não será possível incluir o pedido no itinerante pretendido.

  1. O requerente deve enviar a documentação ORIGINAL completa (incluindo "Money Order") para o Setor Consular da Embaixada, acompanhada de um envelope expresso pré-pago (pre-paid express envelope) do Australian Post, tamanho A4 somente, com rastreamento e preenchido com o endereço para  remessa. O requerente pode, alternativamente, enviar cópias dos documentos autenticadas por Notary Public australiano ou cartório brasileiro. Não serão aceitas autenticações de documentos feitas por Justice of the Peace, autoridades policiais ou farmácias.
  2. A expedição do documento final terá prazo contado a partir do recebimento, na Embaixada, dos termos assinados no consulado itinerante, que serão enviados pelo Cônsul Honorário, normalmente no mesmo dia ou no dia seguinte ao atendimento.
  3. O serviço solicitado pronto (documento final) será enviado ao interessado juntamente com os documentos originais remetidos para a Embaixada.

OBSERVAÇÃO: Não enviar requerimentos e pagamentos de serviços não solicitados nos itinerantes.

Endereço para envio da documentação:

Embassy of Brazil

Setor Consular

19 Forster Crescent

Yarralumla ACT 2600


Como funciona o atendimento

  1. A ordem de atendimento é realizada conforme recebimento da documentação correta, previamente analisada pela Embaixada no sistema e-Consular.
  2. Caso não haja vaga na edição desejada, o requerente poderá tentar novamente na próxima oportunidade em sua cidade ou região.
  3. Ao receber os documentos originais, o pagamento  e o envelope pré-pago, a Embaixada fará a análise da solicitação. Se estiver tudo correto, o serviço será incluído no consulado itinerante.
  4. Após o atendimento remoto, os documentos assinados serão enviados pelo Cônsul Honorário ao Setor Consular da Embaixada para finalização dos serviços solicitados.
  5. Cada serviço possui prazo de até 5 dias úteis para conclusão. Se houver múltiplos serviços, o prazo será proporcional (exemplo: 3 serviços = até 15 dias úteis).

Duração do atendimento

Cada serviço solicitado dura, em média, 7 minutos de atendimento.


 Datas e disponibilidade

As datas dos atendimentos são definidas conforme a disponibilidade dos Cônsules Honorários, que prestam serviço voluntário e não remunerado. As datas podem ser alteradas por motivos de força maior, com aviso prévio divulgado no site e nas redes sociais da Embaixada.


Recomendações para o dia do atendimento

  • Compareçam somente o declarante do serviço e as testemunhas, quando for o caso.
  • Não é necessário levar a criança para registro de nascimento, exceto em casos de registro tardio de maiores de 12 anos, conforme orientação da Embaixada.

Serviços de emergência

Não serão atendidos serviços emergenciais durante os consulados itinerantes.

Documentos urgentes devem ser solicitados presencialmente na sede da Embaixada em Camberra, com agendamento prévio pelo sistema e-Consular.

⚠️ Se tiver viagem marcada ou prazos para tramitação de vistos de residência na Austrália, evite usar o consulado itinerante, a menos que tenha tempo suficiente para o processo.


Informações adicionais importantes

O não comparecimento ao consulado itinerante previamente agendado implicará na devolução da documentação enviada à Embaixada ao interessado. Caso deseje participar da próxima edição do itinerante em sua cidade, será necessário reiniciar o processo do zero.

📌 Importante: Os rascunhos dos termos referentes ao(s) serviço(s) solicitado(s), devidamente preenchidos e assinados, devem ser obrigatoriamente encaminhados para o e-mail do setor de itinerantes <itinerante.camberra@itamaraty.gov.br> até as 15h (horário de Camberra) do dia anterior à realização do consulado itinerante.


Observação final

  • Não serão atendidas pessoas sem agendamento confirmado por e-mail do setor de itinerantes da Embaixada.
  • Informações presenciais no consulado itinerante não serão prestadas a pessoas não agendadas.
  • Consultas e dúvidas sobre serviços consulares deverão ser encaminhadas para os canais oficiais:

📌 Página oficial: https://www.gov.br/mre/pt-br/embaixada-camberra

📌 Serviços consulares prestados pela Embaixada: https://www.gov.br/mre/pt-br/embaixada-camberra/setor-consular


📧 E-mail para assuntos consulares gerais: consular.camberra@itamaraty.gov.br
📧 E-mail EXCLUSIVO para dúvidas relacionadas ao consulados itinerantes: itinerante.camberra@itamaraty.gov.br

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