Cúpula 2021 sobre sistemas alimentares - Diálogos

Será realizada em setembro de 2021 a Cúpula de Sistemas Alimentares (FSS, na sigla em inglês), durante a semana de Alto Nível da Assembleia Geral das Nações Unidas. Os resultados do processo de consultas da Cúpula deverão ser consolidados pelo Secretário-Geral das Nações Unidas (SGNU) em declaração de ação de sua própria autoria e responsabilidade.

Os trabalhos da Cúpula estão organizados em torno de cinco linhas de ação: (1) Garantia do Acesso a Alimentação Saudável, Segura, Sustentável para Todos; (2) Padrões de Consumo Saudáveis e Sustentáveis; (3) Produção em Escala de Alimentos Positivos para a Natureza; (4) Promover o Sustento e a Distribuição de Valor Equitativa (5) Construção de Resiliência contra Vulnerabilidades, Choques e Tensões.

O governo brasileiro tem participado das consultas e discussões centradas em Nova York, Roma e Genebra para a preparação da Cúpula. Nesse contexto, tem enviado comentários e sugestões sobre os principais pontos das cinco linhas de ação. Os principais documentos sobre a Cúpula de Sistemas Alimentares estão disponíveis ao público, podendo ser acessados aqui.

No âmbito do processo preparatório, o governo brasileiro decidiu realizar diálogos nacionais. O exercício tem como objetivo promover discussão sobre os sistemas alimentares domésticos e definir propostas a serem efetuadas submetidas à ONU. As informações sobre o diálogo serão disponibilizadas nesta página, a qual será atualizada periodicamente.

As conclusões dos diálogos nacionais serão compiladas e harmonizadas em formulários padrão, os quais serão enviados à ONU, com vistas a subsidiar o processo da Cúpula.

Novidades

Videoconferência "Sistemas Alimentares Sustentáveis: Propostas Brasileiras"
 

Teve lugar no dia 8 de julho a última videoconferência do diálogo nacional brasileiro, preparatório à Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU. A reunião intitulada “Sistemas Alimentares Sustentáveis: Propostas Brasileiras” foi realizada em modalidade 100% virtual. Esta reunião conclui o processo de consultas públicas do diálogo nacional brasileiro para a Cúpula de Sistemas Alimentares. Além desta, foram realizadas outras três videoconferências, nos dias 10, 12 e 14 de maio, que abordaram os principais temas de discussão da conferência, no contexto das 5 linhas de ação do processo preparatório. Os vídeos com a íntegra das referidas discussões podem ser acessados aqui

Programa e Documento Base para a última videoconferência

Confira o programa e o documento base da última videoconferência dos diálogos nacionais aqui. A última videoconferência foi realizada dia 08/07 e abordou o tema “Sistemas Alimentares Sustentáveis: Propostas Brasileiras”. A reunião fez um balanço dos debates sobre sistemas alimentares na primeira rodada de consultas e apresentou as propostas do governo brasileiro, encaminhadas à ONU. O documento base foi elaborado pelo governo a fim de orientar os debates e facilitar o diálogo .

Videoconferências do Diálogo Nacional

 

Promovendo a Segurança Alimentar e nutricional e Assegurando a Inclusão Equitativa

10/05/2021

A primeira videoconferência do Diálogo Nacional Brasileiro abordou os temas cobertos pelas Linhas de Ação 1 e 4 da Cúpula de Sistemas Alimentares. Nesse sentido, discutiu mecanismos para a redução da insegurança alimentar grave, a garantia de acesso a alimentos saudáveis e nutritivos para todos e sanidade alimentar. Importante eixo dessa discussão será o incentivo a aumento tanto na disponibilidade quanto no consumo de alimentos saudáveis. A eliminação da pobreza por meio de emprego produtivo e trabalho decente para todos ao longo de toda cadeia de valor alimentar também foi um dos aspectos tratados. O programa pode ser encontrado aqui.  A íntegra da videoconferência está disponível aqui.

 

Incentivando a Produção e o Consumo Saudável e Sustentável de Alimentos
 

12/05/2021

A segunda videoconferência do Diálogo Nacional Brasileiro discutiu as questões cobertas pelas Linhas de Ação 2 e 3 da Cúpula de Sistemas Alimentares. Dentre os pontos abordados, destacaram-se temas como a ampliação da demanda dos consumidores por alimentos produzidos de forma sustentável; fortalecimento de cadeias de valor; melhora da nutrição e redução de desperdício de alimentos. Também entraram em pauta discussões sobre a criação de padrões de consumo e hábitos alimentares e sua influência e possíveis consequências no mercado de alimentos. O programa preliminar pode ser encontrado aqui. A íntegra da videoconferência está disponível aqui.

 

Construindo Sistemas Alimentares Resilientes
 

14/05/2021

A terceira videoconferência do Diálogo Nacional Brasileiro tratou dos temas cobertos pela Linha de Ação 5 da Cúpula de Sistemas Alimentares. Discutiu a manutenção da funcionalidade contínua de sistemas alimentares, especialmente em áreas que são propensas a conflitos ou desastres naturais. A discussão abordou ainda a importância de ações para aumentar a resiliência econômica e social dos sistemas alimentares, juntamente com medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. O programa preliminar pode ser encontrado aqui. A íntegra da videoconferência está disponível aqui.