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Recomendações para situações de crise

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Publicado em 30/11/2022 15h27 Atualizado em 28/04/2025 16h58

Em situações de emergência, é possível que você esteja sozinho ou isolado em um primeiro momento.

Organize-se desde logo a fim de buscar minimizar ou evitar riscos ou prejuízos pessoais e familiares decorrentes dessas situações.

As três providências essenciais

Organizar-se preventivamente

  • Determine dois pontos de encontro com seus entes queridos. O primeiro perto de sua casa e o segundo acessível a pé.
  • Certifique-se de ter um comprovante de identidade a todo momento.
  • Certifique-se de que o seu aparelho de telefone celular esteja com carga de pelo menos 50% permanentemente.
  • Certifique-se de que o tanque do seu veículo esteja constantemente com pelo menos metade de sua capacidade total.
  • Crie um arquivo de emergência com fotocópias de todos os seus documentos úteis, incluindo relatórios médicos, se for o caso, e guarde-o em um recipiente à prova d'água e à prova de fogo.

Fonte: Órgãos oficiais do governo do Canadá

Incluir os seguintes itens em um compartimento de emergência no caso de você ter que deixar sua casa rapidamente

  • Dois litros d’água por dia por pessoa, embalados em pequenas garrafas (mais fácil de transportar em caso de ordem de evacuação).
  • Alimentos não perecíveis, como conservas (prever um abridor de latas manual) ou barras energéticas.
  • Uma lanterna (prever baterias sobressalentes).
  • Um rádio movido a bateria (prever baterias sobressalentes) ou um rádio meteorológico.
  • Uma cópia das chaves do seu carro e da casa.
  • Um kit-toalete (material de higiene pessoal).
  • Dinheiro (em espécie) trocado e moedas.
  • Uma cópia do seu arquivo de emergência e uma lista de todos os seus contatos, inclusive fora da Colúmbia Britânica.
  • Dependendo da sua situação (pessoal e familiar): medicamentos prescritos, comida para bebês, alimento para animais de estimação.

 Fonte: Autoridades do governo do Canadá

Conservar os seguintes itens em casa caso necessite nela permanecer por vários dias

  • Dois litros d’água extra por dia por pessoa (adicionaLmente às garrafas pequenas armazenadas para consumo) para cozinhar e usar no banheiro.
  • Comprimidos de purificação da água.
  • Alimentos enlatados, biscoitos, chá e/ou café instantâneo (prever abridor de latas).
  • Velas, fósforos ou um isqueiro (a ser armazenados em um recipiente hermético).
  • Roupas e sapatos extras para cada membro da sua família.
  • Um saco de dormir ou cobertores para cada membro da sua família.
  • Artigos de toalete, toalhas e papel higiênico.
  • Sacos de lixo.
  • Ferramentas básicas (martelo, alicate, chave inglesa, chave de fenda, luvas de trabalho, máscara de pó, canivete).
  • Fita isolante (por exemplo, para vedar janelas, portas, saídas de ar, etc.).
  • Um pequeno fogão e combustível.
  • Um apito para atrair a atenção, conforme necessário.
  • Jogos para distrair seus filhos.

Fonte: Autoridades do governo do Canadá

Em casos de crise emergencial, o Consulado-Geral do Brasil em Vancouver recomenda aos cidadãos brasileiros que vivem em nossa jurisdição ou que aqui estejam transitoriamente que respeitem rigorosamente as determinações das autoridades locais relativas a medidas de evacuação ou a restrições de acesso a zonas afetadas.

Caso deseje entrar em contato com o Consulado-Geral do Brasil em Vancouver para comunicar qualquer situação de emergência afetando-o pessoalmente e/ou seus familiares ou outros nacionais brasileiros, seguem os contatos oficiais:

Telefone de plantão consular: 604 314-2287

E-mail para comunicações de situações de emergência (situações de crise como terremotos ou outros desastres naturais): assistencia.vancouver@itamaraty.gov.br

Recorda-se a importância de que todos os cidadãos brasileiros residentes na jurisdição do Consulado-Geral em Vancouver mantenham atualizados os dados que constam de sua matrícula consular.

Links de entidades oficiais provinciais úteis em casos de emergência:

Colúmbia Britânica

A instituição provincial responsável é Emergengy Info BC: (www.emergencyinfobc.gov.bc.ca)ou twitter via @EmergencyInfoBC .

Alberta

A instituição provincial responsável é Alberta Emergency Alert System: (www.emergencyalert.alberta.ca)

Saskatchewan

A instituição provincial responsável é SaskAlert: (http://emergencyalert.saskatchewan.ca)

Territórios de Yukon

A instituição provincial responsável é Yukon Emergency Measures Organization: (http://www.community.gov.yk.ca/protectiveservices/about-yukon-emergency-measures-organization.html)

Territórios do Noroeste

A instituição provincial responsável é Governo dos Territórios do Noroeste (https://www.gov.nt.ca/en/service-directory/public-safety-emergency-services)

Sistema nacional “Alert Ready”

O governo federal do Canadá possui um “National Public Alerting System” (NPAS), cujo acesso pelas províncias ocorre via o chamado sistema “Alert Ready”, o qual permite a difusão de mensagens de alerta por rádio, televisão e por aparelhos celulares (sem necessidade de inscrição prévia). Esse sistema entra em ação em caso de catástrofe de grande amplitude. Segundo as províncias, uma ou mais entidades são encarregadas de difundir essas mensagens.

Segue link com lista de tipos de aparelhos de telefone celular compatíveis para o recebimento dos alertas: https://www.freedommobile.ca/accessibility-and-terms/alertready

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