Ciência e Tecnologia / Science & Technology
(English version follows)
O Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTEC) do Consulado-Geral do Brasil em Toronto apoia a projeção internacional do sistema brasileiro de ciência, tecnologia e inovação, adotando iniciativas voltadas para a formação de parcerias internacionais na área tecnológica; o apoio à internacionalização de empresas brasileiras (start-ups); a colaboração entre parques, incubadoras e outros ambientes de inovação brasileiros e estrangeiros; e a mobilização da diáspora científica brasileira atuante nas áreas de jurisdição do posto.
Contato:
sectec.toronto@itamaraty.gov.br
Chefe:
Alexandre Piana Lemos
----------------------------------
The Science, Technology and Innovation Sector (SECTEC) of the Consulate General of Brazil in Toronto supports the Brazilian science, technology and innovation ecosystem, fostering international partnerships in ICT; supporting the internationalization of Brazilian start-ups; encouraging the collaboration between hubs, incubators and other Brazilian and foreign innovation environments; and mobilizing the Brazilian scientific diaspora.
Contact:
sectec.toronto@itamaraty.gov.br
Head of sector:
Alexandre Piana Lemos
--------------------------------
NOTÍCIAS
COP 30
CHAMADA FAPESP “International Thematic Grants”
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) publicou a Chamada International Thematic Grants (InTheGra), voltada a pesquisadores brasileiros ou estrangeiros residentes no exterior, com atuação destacada em suas áreas de pesquisa, interessados em se estabelecer em universidades e instituições de pesquisa no Estado de São Paulo.
Serão selecionados até 20 pesquisadores de todas as áreas do conhecimento sem vínculo empregatício há menos de 12 meses. A análise será baseada no mérito das propostas.
O auxílio prevê a concessão por até 24 meses de bolsa não renovável no valor de R$ 21.960,00, além do financiamento de um Projeto Temático. Os selecionados também poderão receber dois auxílios-instalação para cobertura de gastos com passagens aéreas e custeio da vinda dos cônjuges ao país.
Concluído o período da bolsa, os pesquisadores selecionados receberão da universidade ou instituição de pesquisa financiamento por um período de mais 36 meses. Ao final do período de cinco anos, espera-se que os pesquisadores se estabeleçam no país por meio da obtenção de emprego como professor titular ou como pesquisadores visitantes.
As propostas deverão ser submetidas eletronicamente à FAPESP até o dia 30 de junho de 2025, conforme orientações do edital, disponível em: https://fapesp.br/17523/call-for-proposals-international-thematic-grant-inthegra