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Registro de Óbito

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Publicado em 07/07/2022 18h53 Atualizado em 08/07/2022 15h20

Solicitado somente por meio do e-consular

Para o registro e expedição de certidão de óbito de cidadão brasileiro é necessário o comparecimento ao Consulado de membro da família para ser o declarante. O declarante deverá apresentar passaporte ou outro documento de identidade com foto.

A emissão da certidão de óbtido é gratuita. Desde 14 de agosto de 2016, o Consulado não faz mais o procedimento de legalização de documentos norte-americanos. Desde 14 de agosto de 2016, é necessário fazer o "apostilamento" de documentos norte-americanos para terem validade no Brasil.

Documentos a serem apresentados para a lavrura da Certidão de Óbito (brasileira) no Consulado:

  1. Declarante: apresentar passaporte ou outro documento de identidade com foto;
  2. Certidão local de óbito estrangeira;
  3. Laudo médico com a causa mortis, quando não constar da certidão;
  4. Certidão de cremação, quando for o caso;
  5. Um documento de identidade do(a) falecido(a), preferencialmente com foto;
  6. Um outro documento adicional do(a) falecido(a), entre os seguintes:
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Certidão de Registro de Nascimento
  • Título de Eleitor
  • Inscrição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), se   contribuinte individual
  • Inscrição no PIS/PASEP
  • Número de benefício previdenciário (NB), se a pessoa falecida for titular de qualquer benefício pago pelo INSS
  • Carteira de Trabalho.

ATENÇÃO

- Certifique-se de que o nome na certidão de óbito coincida com os documentos brasileiros de identificação do falecido.

Algumas cortes norte-americanas costumam abreviar ou retirar sobrenomes o que pode levar a necessidade de exigências de documentos adicionais que poderão atrasar o registro consular do óbito. Solicite à corte emissora do documento norte-americano que mantenha o nome do falecido e de familiares na sua integralidade.

Embarque de Cinzas

Para o embarque de cinzas para o Brasil, além do descrito acima para fazer a certidão de óbito brasileira, é necessário que se faça o "apostilamento" dos documentos norte-americanos, a saber:

  • certidão de óbito estrangeira; e
  • se for o caso, certificado de cremação estrangeiro.

____________________________________

Traslado de Corpo

De acordo com a Secretária Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde (Divisão de Saúde de Portos, Aeroportos e Fronteiras) as exigências para o transporte de corpos de pessoas falecidas são as seguintes:

  • certidão de óbito estrangeira (original) com o "apostilamento";
  • certificado de embalsamamento ou de cremação com o "apostilamento";
    certificado sanitário ("non-contagious diseases") emitido pelas autoridades norte-americanas e com "apostilamento";
  • atestado de exumação, quando for o caso, com o "apostilamento"; e
  • caixão de madeira, forrado de zinco.

Os documentos acima, depois de "apostilados" em agências credenciadas dos EUA, deverão ser apresentados às autoridades alfandegárias no aeroporto de desembarque no Brasil.

____________________________________

Apenas comprovação do óbito para efeitos no Brasil

Se for necessário apenas comprovar no Brasil o óbito ocorrido nos EUA, pode ser feito apenas o "apostilamento" da certidão de óbito estrangeira. Em seguida, a certidão estrangeira "apostilada" deve ser transcrita em Cartório de Registro Civil no Brasil.

____________________________________

Importante:

O requerente deverá trazer todos os originais e cópias da documentação em todas as vezes que comparecer ao Consulado. As fotocópias eventualmente enviadas pelo correio servirão apenas para acelerar o processamento do registro. Mas somente após a apresentação da documentação original no Consulado pessoalmente pelo/a declarante é que será possível emitir a certidão.

____________________________________

Observação:

  • O Consulado-Geral do Brasil em São Francisco não dispõe de verba para fazer o traslado de restos mortais, nem para providenciar embalsamento, incineração ou sepultamento. Tais providências serão responsabilidade da família do falecido.

______________________________________

CHECKLIST DE REGISTRO DE ÓBITO

  1. Declarante: apresentar passaporte ou outro documento de identidade com foto;
  2. Certidão local de óbito estrangeira;
  3. Laudo médico com a causa mortis, quando não constar da certidão;
  4. Certidão de cremação, quando for o caso;
  5. Um documento de identidade do(a) falecido(a), preferencialmente com foto;
  6. Um outro documento adicional do(a) falecido(a), entre os seguintes:
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Certidão de Registro de Nascimento
  • Título de Eleitor
  • Inscrição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), se   contribuinte individual
  • Inscrição no PIS/PASEP
  • Número de benefício previdenciário (NB), se a pessoa falecida for titular de qualquer benefício pago pelo INSS
  • Carteira de Trabalho.

______________________________________

ATENÇÃO: Se considerar necessário, a Autoridade Consular pode solicitar documentos complementares aos listados acima.

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