Serviços eleitorais
Os serviços eleitorais são prestados exclusivamente pela Justiça Eleitoral, de forma online, sem necessidade de comparecimento ao Consulado. Os serviços eleitorais são gratuitos.
Forma de solicitação dos serviços eleitorais (primeiro título de eleitor, transferência, regularização e alteração de dados):
- Para solicitar alistamento, transferência, regularização de situação eleitoral e alteração de dados, acesse o site do TSE.
- Favor ler atentamente as instruções, pois é preciso anexar, além dos documentos necessários, uma “selfie” segurando um documento de identificação.
- Caso não tenha votado nem justificado em eleições anteriores, será preciso escolher a opção de dispensa de multas no seu pedido online.
- Após fazer a solicitação, o requerente deverá anotar o número do protocolo e acompanhar o andamento em “acompanhar requerimento” no próprio site do TSE.
- Quando o pedido tiver sido finalizado com sucesso, verifique seus dados eleitorais em título e local de votação.
- Também será possível imprimir a certidão de quitação eleitoral para, por exemplo, solicitar o passaporte ou regularizar o CPF (clique aqui).
- ATENÇÃO: Caso resida no exterior, favor colocar comprovante de residência do EXTERIOR, e não do Brasil.
Se seu título de eleitor está regular, mas não quite, é possível realizar o pagamento de multas:
- Primeiramente, deverá pagar as multas eventualmente devidas por não ter votado ou justificado as eleições anteriores. Para isso, deverá gerar uma Guia de Recolhimento da União (GRU). Clique aqui para acessar as multas e efetuar o pagamento por meio de instituição bancária no Brasil.
- Em seguida, o eleitor deverá entrar imprimir nova certidão de quitação eleitoral que conste como "quite" (clique aqui)
Dúvidas sobre serviços eleitorais:
Caso tenha seguido todos os passos acima e ainda tenha dúvidas, recomendamos que contate o cartório eleitoral do exterior em Brasília, que trata de residentes do exterior. Explique a situação a eles para que possam ajudar:
E-mail: eleitor.exterior@tre-df.jus.br
Atendimento Telefônico (segunda a sexta-feira, dias úteis, das 12 às 19 horas): (+55) (61) 3048-4000, (+55) (61) 99674-5453, (+55) (61) 99674-5446, (+55) (61) 99262-1743 ou (+55) (61) 99164-7161.
WhatsApp: (61) 3048-1772 (atendimento no horário das 12h às 18h).
