Passaporte - maior de 18 anos
⚠️ ATENÇÃO! O processo de renovação do passaporte passa sempre pelas etapas abaixo:
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✔️ Passaportes para maiores de 18 anos podem ser processados pelos correios (apenas para residentes nos estados de Nova York, Nova Jersey, Pensilvânia e nas ilhas Bermudas) ou por meio de atendimento presencial, mediante agendamento prévio na plataforma e-consular.
✔️ Reúna a documentação abaixo e envie-a digitalizada pelo sistema e-consular, para que o Consulado possa analisar e validar o pedido. Documentos enviados pelos correios que não tenham sido previamente autorizados pelo e-consular serão devolvidos sem a emissão do novo passaporte. Caso a documentação esteja incorreta ou incompleta, o serviço não será prestado em hipótese alguma.
✔️ Todos os documentos devem ser apresentados em formato original.
✔️ A não apresentação do passaporte anterior válido implica na redução da validade do novo documento de 10 para 4 anos.
❓ Dúvidas? Encaminhe um e-mail para passaporte.novayork@itamaraty.gov.br . Todas as mensagens serão respondidas assim que possível.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS (apenas são aceitos documentos originais)
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1 |
Recibo de entrega de requerimento – RER (formulário eletrônico de pedido de passaporte) |
⚠️ ATENÇÃO! O preenchimento desse formulário é apenas a primeira etapa do processo. A solicitação do serviço somente será analisada pela nossa equipe após o envio do requerimento pelo e-consular. - O formulário deve ser preenchido eletronicamente através da página eletrônica https://formulario-mre.serpro.gov.br; - Ao final do preenchimento, imprima o recibo de entrega (RER) e assine no campo correspondente; cole a foto no formulário (mesmo que cubra o código de barras). A assinatura deve ser igual a pelo menos um dos documentos de identificação atual válidos apresentados. |
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2 |
- As especificações para foto são exatamente as mesmas exigidas para passaporte norte-americano (tamanho 2x2 polegadas, fundo branco), conforme serviços prestados por estabelecimentos como CVS ou Walgreens. |
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3 |
Passaporte atual ou formulário de extravio, no caso de não apresentação |
- O passaporte atual deve ser entregue juntamente com o pedido do novo passaporte e será devolvido, cancelado, junto com o novo passaporte; - Caso o passaporte tenha sido furtado, extraviado ou retido, é obrigatória a apresentação de formulário de extravio assinado conforme documento de identificação válido a ser apresentado. Modelo do formulário pode ser encontrado aqui. ⚠️ATENÇÃO! Se o último passaporte ainda estiver válido, sua apresentação é obrigatória. Caso não seja apresentado, haverá redução no prazo de validade do novo passaporte. |
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4 |
- Os seguintes documentos comprovam a nacionalidade brasileira, desde que conste a cidade e o estado de nascimento: a) Certidão de nascimento brasileira; OU b) Certidão de casamento brasileira, desde que conste a cidade de nascimento OU Se naturalizado: Certificado de naturalização ou portaria de naturalização no Diário Oficial da União Se houve modificação de nome, deverá ser apresentada a certidão de casamento ou certidão de nascimento com averbação que comprove as modificações. - Sobre segundas vias de Certidões emitidas no Brasil, clique aqui. - Sobre segundas vias de Certidões emitidas no Consulado, clique aqui. |
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5 |
Desde de janeiro de 2024 o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é obrigatório para todo cidadão brasileiro que solicitar serviços consulares. - Caso tenha CPF: informe corretamente o número do CPF na etapa “1 Recibo de entrega do formulário eletrônico de pedido de passaporte”. Se não souber o número do seu CPF, será necessário obter a informação junto à Receita Federal (clique aqui para mais informações) - Se nunca teve CPF: será necessário primeiro fazer a inscrição no CPF para depois solicitar o passaporte. Há duas alternativas: 1) Solicitar a inscrição no CPF diretamente à Receita Federal por e-mail (clique aqui para mais informações). 2) Agendar um horário e comparecer ao Consulado para obter a inscrição no CPF (clique aqui para mais informações). Com o número de CPF, poderá ser iniciada a solicitação do passaporte a partir da etapa “1 Recibo de entrega do formulário eletrônico de pedido de passaporte”. |
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Documento de identificação brasileiro válido atualizado |
- Um dos seguintes documentos (original), desde que cumpra com sua finalidade de identificação inequívoca, nos termos da legislação brasileira: a) Passaporte atual, válido ou vencido há menos de 2 anos; OU b) Cédula de Identidade (RG)/ nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) c) Carteira nacional de habilitação, com fotografia, expedida pelo DETRAN (CNH), inclusive CNH digital (com QR Code) ; OU d) Documento de identidade expedido por órgão fiscalizador do exercício de profissão regulamentada por lei (e.g. OAB); OU - Caso não possua nenhum dos documentos acima, envie um e-mail para passaporte.novayork@itamaraty.gov.br. |
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7 |
- A situação eleitoral deve ser comprovada com a apresentação da Certidão de Quitação Eleitoral em situação regular. Para a emissão da certidão acesse http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral. Para maiores informações sobre como regularizar sua situação eleitoral, acesse Serviços Eleitorais. |
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- Obrigatório para os requerentes do sexo masculino entre 18 e 45 anos completos
- Na ausência de um dos documentos acima clique aqui para obter informações sobre como obter o documento antes de solicitar o passaporte. ⚠️ ATENÇÃO! Caso deseje solicitar o documento militar e renovar o passaporte no mesmo atendimento, basta escolher o serviço "Militar (alistamento) + Renovação de Passaporte (SERVIÇOS CONJUGADOS)" na plataforma e-consular. |
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A taxa de emissão de passaporte para maiores de 18 anos é de US$ 120,00. O pagamento para este serviço deverá ser feito por "money order" dos Correios dos Estados Unidos (USPS) a ser apresentada com a documentação original validada pelo e-consular. ⚠️ ATENÇÃO! JAMAIS envie a "money order" por correio antes do seu atendimento! A "money order" deve ser enviada JUNTAMENTE com toda a documentação. |
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10 |
(apenas para solicitações feitas por correio) |
- Deverão ser preparados dois envelopes: um para envio e outra para retorno. - Somente envelopes do tipo “Priority” ou “Express” do correio norte-americano (USPS) serão aceitos. - O envelope deve conter número de rastreamento (tracking number), selo suficiente, nome do interessado e endereço completo devidamente preenchido para o retorno. Para informações mais detalhadas sobre como solicitar documentos por correio, clique aqui. ⚠️ATENÇÃO! O Consulado-Geral não se responsabiliza por eventuais atrasos ou extravios pelos Correios (USPS). |



