Notícias
Cultura, Artes e História
Convite - Concerto “Sons do Brasil do século XIX"
No contexto das celebrações dos 200 anos da imigração alemã no Brasil, o Consulado-Geral do Brasil em Munique tem a satisfação de convidar para o concerto “Sons do Brasil do século XIX” a ocorrer em:
Munique
no Museu Cinco Continentes
Maximilianstrasse 42, 80538
no dia 11 de abril de 2024, às 18:00 horas
Entrada franca
e
Stuttgart
no Linden-Museum
Hegelplatz 1, 70170
no dia 02 de maio de 2024, às 18:00 horas
Entrada franca
Impressões, visões e sons do Brasil
A música que o naturalista bávaro Carl Friedrich Philipp von Martius encontrou no Brasil do início do séc. XIX
“A música é praticada com grande apreço pelos brasileiros, [...], e esta música pode até mesmo atingir uma certa perfeição. O brasileiro tem em comum com o português um apurado senso para melodias agradáveis.” (von Martius, v.1, p. 14).
Essa foi a primeira impressão que o naturalista, botânico e etnógrafo bávaro Carl Friedrich Philipp von Martius teve ao chegar no Brasil em 1817. A convite da princesa Maria Leopoldina (futura Imperatriz do Brasil), von Martius e seu companheiro de pesquisa, Johann Baptist von Spix empreenderam uma viagem de pesquisa até o Amazonas que duraria 3 anos e teria uma grande relevância para o conhecimento da flora do país. Logo após o retorno Spix e Martius dedicaram-se à publicação dos 3 volumes de Reise in Brasilien in den Jahren 1817–1820, com preciosas descrições não somente da natureza exuberante mas também dos costumes da sociedade da época.
A publicação é uma fonte preciosa de informações para a historiografia da música, von Martius era músico diletante e dedicou vários trechos de seu relato com descrições das práticas musicais que encontrou no Brasil, tanto da música sacra quanto da música popular e no âmbito doméstico, entre os escravos e os indígenas, e chegou inclusive a publicar um apêndice intitulado Brasilianische Volkslieder und indianische Melodien (Canções populares brasileiras e melodias indígenas), com transcrições musicais, que consistem de uma das raras fontes de melodias de lundus executados no Brasil no início do séc. XIX.
O concerto consiste de uma apresentação de obras mencionadas nos relatos de von Martius, além de trechos do relato e imagens de outros viajantes da mesma época, como o também bávaro Johann Moritz Rugendas, que envolvem as práticas musicais e os instrumentos mencionados por von Martius. Buscaremos trazer para o público as impressões, as visões e os sons que um viajante bávaro encontrou no Brasil no início do séc. XIX.
PROGRAMA / PROGRAMM
Zulima – Abertura/Ouverture
Marcos Portugal (1762-1830)
Adp./Bearb.: Rodrigo Morte
3 Motetos / 3 Motetten (Peças sacras / Kirchenmusik)
Pde./ Pfr. José Maurício Nunes Garcia (1767-1830)
Abertura em Ré
Pde./ Pfr. José Maurício Nunes Garcia
Bearb.: Rodrigo Morte
Beijo a mão que me condena
Pde./ Pfr. José Maurício Nunes Garcia
Acaso são estes
Anon.: coletada por/gesammelt von Carl Friedrich Philipp von Martius
Por que me dizes chorando
Joaquim Manoel da Câmara (1780? - 1840?)
Transkr: Sigismund Neukomm (1778-1858)
De mal a pior
Anon.: coletada por/gesammelt von Georg Heinrich von Langsdorff
Adp./Bearb.: Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas
Lundu da Bahia
Anon.: coletada por/ gesammelt von Antonio Vieira dos Santos
Adp./Bearb.: Bearb.: Marcos Holler
Lundum
Anon.: coletada por/gesammelt von Carl Friedrich Philipp von Martius
Adp./Bearb.: Silvino Almeida
Lundu com naturalidade de conversa
Anon.: coletada por/gesammelt von Mário de Andrade
Adp./Bearb.: Marcos Holler
A Marrequinha
Francisco Manoel da Silva (1795-1865)
Lá no largo da Sé Velha
Cândido Ignácio da Silva (1800-1838)
O amor brazileiro
Sigismund Neukomm
Adp./Bearb.: Bruno Lima
Responsório breve para as vésperas na festa de São Pedro de Alcântara / Kurzes Responsorium für die Vesper am Fest des Heiligen Petrus von Alcântara
D. Pedro I (1798-1834)
Adp./Bearb.: Marcos Holler
Músicos/Besetzung
Violine: Waleska Sieczkowska, Nora Eder
Viola: Umberto Grillo
Violoncello: Anderson Fiorelli
Sopran: Tabea Mitterbauer
Contralto: Johanna Zeitlhöfler
Tenor: Gabriel Henrique
Bass: Micha Matthäus
Gitarre, Machete: Silvino Almeida
Perkussion: Mariano González
Coordenação/Leitung: Marcos Holler