Certificado de nacionalidade para fins de estatuto de igualdade de direito
Publicado em
14/07/2022 06h56
Atualizado em
30/10/2025 07h51
Certificado de nacionalidade para fins de estatuto de igualdade de direito
O Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta assinado entre Brasil e Portugal em 22/04/2000 (Tratado de Porto Seguro) permite a cidadãos brasileiros civilmente capazes e residentes em território português requerer dois tipos de estatuto:
· Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres: concedido aos civilmente capazes com autorização de residência em Portugal, permite o gozo dos mesmos direitos e deveres de cidadãos portugueses;
· Estatuto de Igualdade de Direitos Políticos: concedido aos civilmente capazes com residência habitual em Portugal há pelo menos três anos, estende aos brasileiros os direitos políticos em Portugal, inclusive o de votar e candidatar-se a cargos respectivos. Somente é concedido aos que já possuem estatuto de igualdade de direitos e deveres civis, ou de forma simultânea a ele, e somente aos que residem em Portugal há mais de três anos. Alertamos que a opção, em Portugal, pelo Estatuto de Igualdade com inclusão de direitos políticos ocasiona a perda dos diretos políticos no Brasil, impedindo, por exemplo, a participação nas eleições brasileiras tanto como eleitor quanto como candidato, bem como dificultando a emissão de passaporte brasileiro.
ATENÇÃO: Escolha com cuidado a modalidade de estatuto de igualdade (que pode ser de Direitos e Deveres ou de Direitos Políticos).
Nos casos de requerimento de certificado de nacionalidade para Igualdade de Direitos Políticos, o requerimento do Certificado somente será processado (validado) no sistema E-Consular depois de a declaração (link abaixo), assinada e autenticada em notário português, ter sido transmitida ao Consulado-Geral pelo e-mail cg.lisboa@itamaraty.gov.br .
OBS: O pedido de concessão de estatuto de igualdade é feito diretamente pelo interessado à Agência para a Integração Migrações e Asilo (AIMA) de Portugal.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Documentos necessários aos cidadãos brasileiros MAIORES DE 18 ANOS a fim de obter o Estatuto da Igualdade de direitos e deveres entre Brasil e Portugal:
a) Passaporte brasileiro original válido;
b) Certidão de Quitação Eleitoral (prova do exercício pleno dos direitos no Brasil);
c) Certidão brasileira, conforme o caso:
- CERTIDÃO brasileira DE NASCIMENTO, se solteiro;
- CERTIDÃO brasileira DE CASAMENTO, se casado, divorciado ou viúvo.
(Caso não esteja em dia com a Justiça Eleitoral, deverá apresentar Certidão de Nascimento/Casamento brasileira com prazo de emissão inferior a 6 meses)
d) Título de residência português válido ou Certificado de Concessão de Autorização de Residência para Cidadãos da CPLP;
e) Comprovante de residência recente.
ATENÇÃO ao preenchimento do formulário. O documento final é gerado com base no preenchimento do próprio usuário.