ENCCEJA 2025
ENCCEJA 2022 - RESULTADOS
O INEP comunicou a divulgação de resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), aplicado no exterior em 27 de novembro do ano passado.
O acesso ao resultado pode ser feito por meio da Página do Participante, no seguinte link:
http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja-exterior/
O Certificado de nível médio será disponibilizado somente em formato eletrônico. O Instituto Federal Fluminense, certificador desse nível de ensino, emitirá eletronicamente tanto a declaração parcial de proficiência quanto, quando corresponda, o certificado de conclusão completo. Para acessar o certificado eletrônico, visite o site:
https://suap.iff.edu.br/encce.../solicitar_certificado_inep/
No caso do ensino fundamental, embora já seja possível saber o resultado, os documentos oficiais ainda serão emitidos em meio impresso e serão encaminhados ao Consulado-Geral em breve. Assim que os certificados forem recebidos, iremos comunicar em nossas redes e site para serem retirados pelo interessado.
ENCCEJA 2019
O Consulado-Geral do Brasil em Lisboa comunica o recebimento das declarações de proficiência e dos certificados referentes ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos fora do país (ENCCEJA) de 2019. Os documentos podem ser retirados no Setor de Administração do Consulado, de segunda à sexta-feira, das 09h às 13h, sem agendamento prévio.
Em caso de dúvidas sobre provas ou resultados, o INEP orienta os candidatos a consultar diretamente a página eletrônica do INEP. inep.gov.br, na seção "fale conosco". Os candidatos serão atendidos pela central de informação do INEP.
***
O QUE É O ENCCEJA?
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), aplicado pelo INEP, tem como principal objetivo construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.
A participação no Encceja é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior, inclusive às pessoas privadas de liberdade, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada.
No Brasil e no exterior, o Encceja pode ser realizado para pleitear certificação no nível de conclusão do ensino fundamental e ensino médio. Para certificação do ensino fundamental, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame. A certificação do ensino médio exige a idade mínima de 18 anos completos no dia de aplicação da prova.
O Encceja oferece atendimento especializado e específico, além de atendimento pelo nome social, para participante travesti ou transexual que quiser tratamento pela sua identidade de gênero. Os atendimentos especializados, específicos e os auxílios ou recursos de acessibilidade devem ser solicitados durante a inscrição.