Como Levar Seu Pet Ao Brasil
Entrada no Brasil
Recomenda-se agendar com ao menos uma semana de antecedência seu atendimento pelas autoridades turcas, com vistas à preparação dos documentos necessários de seu pet e verificar a validade das vacinas requeridas. Por favor, entre em contato na Turquia com as diretorias provinciais e distritais de agricultura e floresta (İl ve İlçe Tarım ve Orman Müdürlüğü) mais perto para informações atualizadas.
Para obter mais informações sobre como trazer seu animal de estimação para o Brasil, leia as seguintes instruções encontradas no site do Ministério da Agricultura e Pecuária:
Cães e gatos devem apresentar Certificado Veterinário Internacional (CVI) ou Passaporte (reconhecido pelo MAPA - Ministério da Agricultura e Pecuária) emitido pela Autoridade Veterinária do país de origem, atendendo às exigências sanitárias do Brasil.
Só são aceitos passaportes oficiais de animais de estimação de países que aceitem reciprocamente o Passaporte Brasileiro para Animais de Estimação. No momento, o passaporte europeu para animais de estimação não é válido para entrada no Brasil.
- Instrução Normativa nº 5, de 7 de fevereiro de 2013 (inglês)
- Importação de animais de estimação - Como trazer seu cão ou gato para o Brasil (inglês)
- Modelo de Certificado Veterinário Internacional
Para outros animais de companhia (coelhos, furões, chinchilas, etc.), também é obrigatório solicitar uma Autorização de Importação do MAPA na Superintendência Federal de Agricultura do estado de destino final do animal no Brasil.
Entrada na Turquia
Para voltar à Turquia também é necessário preparar o formulário de viagem no Brasil. Por favor, entre em contato com a Vigilância Agropecuária no Brasil antes da sua viagem de retorno. Clique aqui para acessar o site.