Processamento de Serviços Consulares Via Correio
Publicado em
25/03/2024 04h50
Atualizado em
27/10/2025 23h54
A solicitação de serviços por via postal deverá ser submetida por meio do sistema e-consular.
Somente após solicitar o serviço pelo sistema e-consular e receber a validação do Consulado, deverão ser enviados ao Consulado-Geral os documentos necessários acrescidos do comprovante de pagamento da taxa consular.
Sobre o envio dos documentos:
|
Enviar a documentação completa para o Consulado-Geral
|
- Endereço para envio:
Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu
Shizuoka-ken Hamamatsu-shi
Chuo-ku Motoshiro-cho 115-10
Motoshiro-cho Kyodo Building 1F
〒430-0946
|
|
Forma de devolução do documento pronto
|
- Enviar envelope de retorno "Letter Pack Plus 600" (envelope vermelho) adquirido em agência dos correios;
OU
- Enviar formulário "Takkyubin" a cobrar ("chaku-barai denpyo") preenchido com seu nome, endereço e telefone (deverá ser indicado o melhor horário de entrega)
|
|
Enviar os documentos exigidos ao serviço solicitado
|
- Deverão ser enviados os mesmos documentos apresentados na solicitação feita pelo E-consular:
|
|
Enviar comprovante de pagamento da taxa consular
|
- Valor correspondente ao serviço solicitado + ¥500 da taxa de processamento bancário do Banco do Brasil. Instruções para o pagamento da taxa encontram-se a seguir
- A tabela de taxas consulares está disponível aqui
|
ATENÇÃO
O Consulado-Geral não se responsabiliza por perda, extravio ou atraso de correspondência ocasionados pela utilização dos serviços dos correios ou "takkyubin".
O Consulado-Geral devolverá, por "takkyubin" a cobrar, os documentos recebidos nos seguintes casos:
- Pedidos que não tiverem a documentação necessária completa
- Pedidos que não tiverem comprovante de pagamento da taxa consular
INSTRUÇÕES PARA PAGAMENTO DE SERVIÇOS POR VIA POSTAL
|
- A taxa consular acrescida da taxa de processamento bancário do Banco do Brasil (500 ienes) deve ser feita por meio de "yubin furikae" nas agências dos correios japoneses.
|
|
- O recibo original do "yubin furikae" deverá ser encaminhado ao Consulado-Geral em Hamamatsu para comprovação do pagamento
|
|
- Veja o modelo da guia de pagamento do "yubin furikae haraikomihyo". Os dados e informações sobre a conta bancária devem ser preenchidos exatamente conforme o modelo abaixo:
|
* Diferentes serviços solicitados pela mesma pessoa ou pela mesma família podem ser pagos em um mesmo boleto bancário ou transferência eletrônica (furikae), com a cobrança de apenas uma taxa de processamento bancário do Banco do Brasil de ¥500.
* Não envie dinheiro dentro do envelope. Qualquer quantia encontrada em envelope será restituída via "genkin kakitome" (remessa registrada para dinheiro) para o endereço do solicitante, descontadas as despesas cabíveis, e os documentos serão restituídos via "takkyubin" a cobrar, sem o atendimento da solicitação.
* Os serviços só poderão ser processados quando o valor pago for creditado na conta do Consulado-Geral. Isso pode levar de 2 a 3 dias úteis se o pagamento for feito via correio.
