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Inadmissão ou Negativa de Entrada

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Publicado em 24/11/2022 08h50 Atualizado em 04/07/2023 06h35

Inadmissão ou negativa de entrada no Reino Unido 

O Reino Unido, como todas as nações, é soberano para admitir ou impedir o ingresso de estrangeiros em seu território, mesmo que o viajante tenha cumprido os requisitos de entrada no país. 

Os consulados – seja o brasileiro, seja o de outros países – não podem intervir junto às autoridades locais para advogar em favor de seus nacionais impedidos de ingressar no Reino Unido. 

Não cabe ao consulado interferir nas decisões e procedimentos das autoridades migratórias britânicas. 

A atuação do consulado é no sentido de garantir que o tratamento dado aos cidadãos brasileiros inadmitidos seja digno e igual ao dispensado aos cidadãos de outras nacionalidades. 

Como regra geral, a inadmissão não é tema a ser tratado por meio do telefone de plantão. O plantão deve ser acionado em situações excepcionais relacionadas à inadmissão, como em casos de hospitalização de viajantes ou quando é denegada a entrada de menores desacompanhados. 

Os contatos com o setor de assistência consular para obtenção de esclarecimentos adicionais sobre o tema poderão ser feitos pelo viajante quando já tiver retornado ao Brasil ou ao seu país de residência, por meio do e-mail: assistencia.edimburgo@itamaraty.gov.br. 

 

O que acontece com o viajante inadmitido? 

Uma vez denegada sua entrada, o viajante é levado a áreas de espera do aeroporto (holding rooms) ou a centros de remoção próximos (immigration removal centres), onde permanecerá até ser reembarcado. 

O período de espera costuma variar entre seis e 48 horas, até que seja encontrada uma vaga em voo com destino ao aeroporto de origem. 

Ao ser inadmitido, o viajante recebe um folheto, em português e inglês, com informações detalhadas sobre seus direitos, como o acesso ao serviço de tradutores e a listas com os números de contato dos consulados e de entidades que oferecem aconselhamento migratório e jurídico. 

Nos locais de espera, o viajante inadmitido tem acesso gratuito a bebidas e alimentos, banheiros e fraldários, livros e filmes, cobertores e travesseiros, toalhas e artigos de higiene pessoal, e, se necessária, assistência médica. 

O acesso a bagagens pessoais e medicamentos é restrito e deve ser solicitado aos funcionários. É fundamental que o passageiro viaje com as receitas médicas dos medicamentos de que faz uso. 

Já o acesso a telefones celulares com câmera e outros equipamentos eletrônicos é proibido. Em compensação, o viajante pode solicitar o empréstimo de aparelhos de celular simples, onde poderá inserir o “chip” de seu celular. Poderá, ainda, utilizar os telefones públicos disponíveis no local, inclusive para receber e fazer chamadas internacionais. 

Nesse contexto, é recomendável que os familiares e amigos mantenham-se calmos e busquem tranquilizar a pessoa inadmitida. 

Durante os contatos telefônicos, poderão recordá-la de que é seu direito ser tratada com civilidade durante o período de espera, até o reembarque. 

Poderão recordá-la, ainda, de que a inadmissão é um processo administrativo ordinário. Cerca de 20 mil estrangeiros têm sua entrada proibida no Reino Unido todos os anos e se submetem aos mesmos protocolos de entrevista, segurança e espera até o reembarque. 

A inadmissão não equivale à deportação nem à prisão do passageiro. 

Mais informações 

Informações sobre as razões e as implicações da inadmissão estão disponíveis em sites do Governo britânico: 

www.gov.uk/uk-border-control 

www.gov.uk/guidance/immigration-rules 

www.gov.uk/government/collections/general-grounds-for-refusal-modernised-guidance  

Ao ser inadmitido, o viajante recebe um documento (IS91R form) em que estará indicada a razão da denegação de entrada. 

De acordo com a legislação local (Data Protection Act 1998), essa informação é privada e não pode ser compartilhada com terceiros sem a autorização do interessado – nem com familiares nem com os consulados. 

Por essa razão, o próprio interessado deve encaminhar seus pedidos de esclarecimento relativos à inadmissão às autoridades britânicas: 

www.gov.uk/government/publications/requests-for-personal-data-uk-visas-and-immigration 

www.gov.uk/contact-ukvi-inside-outside-uk 

www.gov.uk/government/world/brazil.pt  

Caso tenha reclamação a fazer, deve endereçá-la ao UK Visas and Immigration – UKVI, por meio de carta ou formulário online: 

www.gov.uk/government/organisations/uk-visas-and-immigration/about/complaints-procedure 

www.gov.uk/government/uploads/system/uploads/attachment 

www.ppo.gov.uk/app/uploads/2014/06/PPO_Complaint_leaflet_Dec_2013.pdf 

O interessado pode ainda contratar advogados da área de imigração ou contatar organizações não governamentais habilitadas a analisar o caso e adotar as medidas administrativas e judiciais que se julgar cabíveis. 

www.citizensadvice.org.uk/immigration/get-help/get-immigration-advice/ 

http://solicitors.lawsociety.org.uk/ 

Do ponto de visto jurídico, a inadmissão significa simplesmente que o estrangeiro não teve, naquela ocasião, a entrada no país autorizada pelas autoridades migratórias. 

É recomendável que o inadmitido contate as autoridades locais (consulados britânicos ou o UK Visas and Immigration) antes de viajar novamente ao Reino Unido, para se informar sobre como evitar que novos episódios de inadmissão ocorram. 

www.gov.uk/government/publications/requests-for-personal-data-uk-visas-and-immigration 

www.gov.uk/contact-ukvi-inside-outside-uk 

www.gov.uk/government/world/brazil.pt 

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