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Você está aqui: Página Inicial Consulado Cochabamba Agendamento: Sistema e-consular
Info

Agendamento: Sistema e-consular

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Publicado em 22/08/2022 11h31 Atualizado em 28/03/2023 10h11

 Sistema e-consular.jpg

Informações gerais

O Consulado-Geral em Cochabamba passou, a partir de 26 de julho de 2021, a fazer os agendamentos de serviços consulares por meio de um sistema eletrônico, o e-consular. 

Esse sistema pode ser acessado em qualquer navegador de internet, inclusive por meio de telefones celulares e tablets, bastando digitar o seguinte endereço:

ec-cochabamba.itamaraty.gov.br

O novo sistema permite a pré-conferência, pela internet, da documentação necessária aos serviços consulares. O objetivo é garantir que o cidadão venha ao Consulado-Geral em Cochabamba com todos os documentos adequados para o serviço solicitado, evitando a perda da viagem.

Por isso, toda a documentação necessária deverá ser enviada eletronicamente antes da visita ao Consulado, sendo possível fazer isso inclusive pela câmera de um “smartphone”. Após o envio das informações pela internet, o cidadão será alertado por e-mail quando sua documentação for validada e quando o agendamento do atendimento presencial estiver autorizado.

O sistema e-consular não oferece imediatamente as datas disponíveis para você agendar o seu serviço. Antes, você deverá enviar pelo próprio sistema a documentação necessária para cada serviço (fazer o “upload”). Depois de a documentação ser conferida e validada, será aberta uma agenda para você marcar seu serviço.

O tempo para validação do serviço varia conforme a demanda das solicitações.

Antes de dar início a sua solicitação online, verifique em nosso site (http://cochabamba.itamaraty.gov.br/) a documentação completa necessária para cada serviço.

No dia do atendimento, é obrigatória a apresentação dos originais de todos os documentos enviados pelo sistema, acompanhados das respectivas cópias.

Confira o passo a passo de como você deve proceder daqui por diante para solicitar um serviço:

1) Faça o login

Acesse o endereço ec-cochabamba.itamaraty.gov.br e faça o cadastro/login no sistema e-consular com seu CPF por meio da conta “gov.br”, ou com seu e-mail (opção “clique aqui para entrar com e-mail e senha”).

Tela inicial e-consular.jpg

Se você tem um número de CPF, clique preferencialmente em “Entrar com GOV.BR”

Se você não tem CPF, selecione a opção “clique aqui para entrar com e-mail e senha”.

Instruções do portal GOV.BR

Se você ainda não tem conta “GOV.BR” e este é seu primeiro acesso ao sistema, seu CPF não será reconhecido de imediato – vai aparecer uma mensagem de erro dizendo que o CPF informado é inválido.

Assim, se esse é seu primeiro acesso ao sistema, e você não possui uma conta “GOV.BR”, clique no botão verde “Crie sua conta gov.br”, escolha a opção “Número do CPF” e preencha as informações solicitadas.

Tela inicial gov br.jpg

Siga atentamente os passos do sistema.

Informe um endereço válido de e-mail para receber o código de validação. Não informe número de telefone.

Você receberá um e-mail com um código, que deverá ser inserido no sistema para criação do perfil.

* Verifique sua caixa de spam caso não tenha recebido o e-mail do sistema com o código de acesso. Se não encontrar o e-mail na caixa de spam, sugerimos realizar o cadastro com outro endereço de e-mail.

Instruções da opção “e-mail e senha”

Em seu primeiro acesso, clique em “Não tenho cadastro”, e preencha os dados solicitados.

Tela inicial email e senha.jpg

Siga atentamente os passos do sistema.

Você receberá um e-mail com um link, por meio do qual poderá acessar o sistema para finalizar a criação do perfil.

2) Acesse o sistema e-consular

Depois de criar sua conta no e-consular, ou se você já tem sua conta gov.br, acesse o sistema e-consular do Consulado-Geral em Cochabamba no endereço

ec-cochabamba.itamaraty.gov.br

3) Escolha o serviço

Na página principal do sistema, clique em “novo serviço” para acessar a lista de serviços prestados pelo posto. Escolha o serviço de seu interesse e clique em “Iniciar”. Será aberto um formulário eletrônico que solicitará as informações e documentação necessárias.

Item escolha o serviço.jpg

4) Preencha as informações

Preencha as informações e faça “upload” da documentação necessária, conforme exigido em cada campo do formulário eletrônico. Ao final, clique em “Próxima estapa”.

Uma dica: É mais fácil fazer o preenchimento e o "upload" das fotos dos documentos pelo telefone celular ou tablet.

Item preencha as informações.jpg

 
 

5) Finalize a solicitação

Após preencher todas as informações e anexar os documentos exigidos, será gerada uma página para conferência dos dados inseridos.

Confirme se os dados estão corretos, corrija se necessário, e envie para validação, clicando no botão verde ao final da página.

Item finalize a solicitação.jpg

6) Aguarde a resposta do Consulado

Aguarde e-mail de resposta do Consulado-Geral. Nossa equipe lhe enviará uma mensagem de validação se tudo estiver certo. Essa resposta não é instantânea e pode levar alguns dias.

7) Correção do requerimento

Caso você tenha recebido mensagem informando sobre pendências, faça a correção necessária e reenvie o formulário para validação.

É possível conferir qual a pendência no próprio sistema (na imagem abaixo, em laranja).

Item correção do requerimento.jpg

8) Validação e agendamento

Se sua documentação estiver correta, você receberá uma mensagem de validação.

No e-mail enviado pelo Consulado haverá um link para acessar a agenda de serviços.

Acesse o link e agende o atendimento na data desejada, conforme a disponibilidade de horários.

Alternativamente, acesse o sistema e-consular e, a partir da página inicial, acesse a agenda para marcar seu comparecimento.

ATENÇÃO: Compareça na data e horário agendados, trazendo os originais de todos os documentos apresentados no sistema e suas respectivas cópias. Sem a apresentação desses documentos, o atendimento não será realizado.

Para os serviços que não sejam gratuitos, o comprovante original de depósito da taxa consular correspondente deverá ser apresentado quando de seu comparecimento ao Consulado, juntamente com os documentos requeridos para cada serviço.

O pagamento da taxa consular deve ser feito diretamente nas agências do Banco Nacional de Bolivia (BNB), na conta corrente nº  340-0214211  (“CONSULADO GENERAL DEL BRASIL”).

O Consulado não aceitará comprovantes de transferência bancária via internet.

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