Reconhecimento de firma para o INSS
Quem pode solicitar:
Cidadãos brasileiros ou estrangeiros portadores de RNM/RNE válido que necessitam apresentar procuração perante o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para receber mensalidades de benefícios, receber quantias atrasadas e firmar os respectivos recibos; para requerer benefícios, revisão e interpor recursos; e para requerimento diversos perante aquele órgão.
Documentação necessária:
- Original de documento de identidade brasileiro (RG ou Passaporte) ou RNM/RNE (cópias simples não serão aceitas);
- Formulário próprio da Previdência Social, a ser assinado na presença da autoridade consular.
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Procedimento:
- Preencher requerimento no sistema e-consular para Reconhecimento de Firma e anexar cópias dos documentos exigidos.
- Após análise do requerimento, enviaremos instruções para agendamento de dia e hora para atendimento presencial.
Atenção: o Consulado-Geral do Brasil em Buenos Aires atende SOMENTE mediante prévio agendamento pelo sistema e-consular.
Custo:
- Esse serviço é gratuito, desde que utilizado o formulário próprio da Previdência Social.
Observação:
Para cobrança de pensões do Estado, vencimentos de serviço público, aposentadoria ou reforma, que não corram pelo INSS, deve ser feita procuração pública, clique aqui para instruções acerca desse serviço.
Em caso de dúvidas sobre reconhecimento de firma para o INSS, escreva para notariado.baires@itamaraty.gov.br