Segunda Via de Registro emitido no Consulado
INFORMAÇÕES GERAIS
1) Serviço prestado apenas por correio. Não é necessário agendamento prévio.
2) Prazo de entrega: atualmente estimado em até 45 dias após o recebimento do pedido no Consulado.
3) Se o registro foi emitido pelo Consulado-Geral do Brasil em Boston e ainda não foi transcrito no Brasil, é possível solicitar uma segunda via do documento.
4) Para este serviço específico, o pedido pode ser enviado mesmo por residentes fora da jurisdição do Consulado.
DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA
1) FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO (PREENCHIDO E ASSINADO)
- Registro de Casamento: Clique aqui para baixar o formulário de pedido de segunda via de registro de casamento
- Registro de Nascimento: Clique aqui para baixar o formulário de pedido de segunda via de registro de nascimento
- Registro de Óbito: Clique aqui para baixar o formulário de pedido de segunda via de registro de óbito
2) CPF DO(A) REQUERENTE - Obrigatório para certidões emitidas a partir de 2010
3) MONEY ORDER
- Valor: US$ 5.00 (cinco dólares);
- O Consulado apenas aceita money orders dos correios americanos (USPS), conforme o modelo abaixo:
4) DECLARAÇÃO E ATESTADOS
a) Pedidos enviados por despachantes devem acompanhar:
- Identificação clara do escritório ou nome do despachante;
- Comprovante de endereço na jurisdição do Consulado de todos os solicitantes;
- Declaração de ciência acerca das taxas consulares, assinadas por cada solicitante. Para obter a declaração, clique aqui.
O Consulado reserva-se o direito de devolver, sem processamento, toda documentação enviada por despachante que não esteja completa.
b) Pedidos enviados diretamente pelo interessado devem acompanhar:
- Declaração de ciência sobre o serviço consular. Para obter a declaração, clique aqui.
COMO ENVIAR O PEDIDO PELO CORREIO?
Em todos os pedidos via correio, o cidadão deve também enviar um envelope para retorno dos documentos. Para a segurança dos documentos em trânsito, o Consulado somente aceita envelopes do correio norte-americano (USPS Priority Mail Flat Rate pré-pago), autoendereçado e selado.
A solicitação deve ser encaminhada para o seguinte endereço:
Consulate General of Brazil
175 Purchase Street
Boston, MA, 02110
Att: Setor de Registros
ATENÇÃO:
1) ENVELOPE DE RETORNO: O envelope de retorno deverá ser o USPS Priority Mail Flat Rate pré-pago, e deverá estar autoendereçado para retorno. O tracking number é muito importante, por isso anote-o para que possa rastrear o seu envelope de retorno.
2) ENVELOPE DE ENVIO: O envelope de envio, que também deverá ser USPS Priority Mail Flat Rate pré-pago, deverá conter a documentação para solicitação do serviço consular e o envelope de retorno. O tracking number é muito importante, por isso anote-o para que possa rastrear o seu envelope de envio.

3) Não são aceitos outros tipos de envelopes ou caixas. Documentos que forem enviados sem um envelope de retorno USPS Priority Mail Flat Rate pré-pago e selado não serão processados, pois o Consulado não poderá sequer devolvê-los. Caso a pessoa não reclame os documentos, a segunda via poderá ser cancelada e destruída após 90 dias, com prejuízo da taxa paga, conforme determinado pela legislação brasileira.
4) Atraso ou extravio de documentos: O Consulado não se responsabiliza por eventuais atrasos, perdas ou extravios de documentos ou de money order enviados pelo correio.
5) Recomendamos que o interessado anote os tracking numbers (número de rastreamento) dos envelopes de envio e de devolução.
6) Em caso de extravio, o interessado deverá dirigir-se a uma agência do correio norte-americano (USPS) com seu tracking number e solicitar providências. Nova documentação original deverá ser providenciada pelo interessado, juntamente com novo pagamento.
PERGUNTAS FREQUENTES
1) É possível solicitar o serviço presencialmente?
Não. O serviço de segunda via de registro é prestado apenas por correio.
2) Posso pedir uma segunda via de registro emitido por cartório no Brasil?
No caso de registro emitido no Brasil, alguns cartórios emitem segunda via em formato eletrônico, pela Internet. Esse documento digital pode ser aceito pelo Consulado para a prestação de alguns serviços. Clique aqui para obter mais informações sobre essa possibilidade.
3) Emiti um registro no Consulado em Boston, quando vivia em Massachusetts. Hoje vivo em outra região dos EUA, fora da jurisdição do Consulado em Boston. Posso enviar o meu pedido de segunda via?
Sim, para este serviço específico, o Consulado aceita o envio de pedidos por pessoas residentes fora da jurisdição consular.
4) Emiti um registro no Consulado em Boston, quando vivia em Massachusetts. Hoje vivo no Brasil. Como posso enviar o meu pedido de segunda via?
A opção mais viável é solicitar que algum familiar ou conhecido, que ainda viva nos EUA, envie o pedido ao Consulado. Ao receber o documento, essa pessoa poderá enviá-lo ao interessado, no Brasil, pelo correio ou por transportadora.
DÚVIDAS?
Entre em contato conosco pelo e-mail contato.boston@itamaraty.gov.br