Notícias
Discurso do Ministro Mauro Vieira aos Chefes de Delegação à IX Reunião Ministerial da ZOPACAS - Rio de Janeiro, 8 de abril de 2026
Senhores Ministros, Chefes de Delegação,
É grande o prazer de recebê-los em nosso país, e de fazê-lo especialmente na cidade do Rio de Janeiro, onde se inaugurou a primeira Reunião Ministerial da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul.
Estamos celebrando 40 anos do estabelecimento da ZOPACAS, que, mais do nunca, assoma-se no atual contexto de desordem internacional como aliança de união e resiliência em favor da paz e do desenvolvimento dos seus membros.
Agradeço a todos e todas por aceitarem nosso convite para participar dessa IX Reunião Ministerial. Temos trabalhado conjuntamente em entregas relevantes nos últimos anos. A expressiva presença de países amigos e organizações internacionais aliadas hoje é sinal da relevância e do compromisso comum com o Atlântico Sul.
Acreditamos na Zona de Paz e Cooperação como foro e instrumento estratégico para enfrentar um mundo em crescente instabilidade. O que sustenta a ZOPACAS é a afirmação inequívoca da autonomia e da soberania das nações do Atlântico Sul e a crença na parceria, cooperação e solidariedade em nossa região. Temos hoje uma grande oportunidade de avançar no fortalecimento da ZOPACAS, de forma a aproveitar todo o seu potencial.
Precisamos de uma Zona de Paz e Cooperação com maior intensidade de conexões, de iniciativas e de deliberações. A presidência de Cabo Verde apresentou muitos resultados nesse sentido, e estamos prontos a dar continuidade a esse esforço, sempre respeitando as características, prioridades e interesses próprios de cada país.
Enquanto admiro a quantidade de amigos e amigas que pudemos reunir, não posso deixar de observar que nossos países são como um mosaico – fortes individualidades, caminhos e vozes que formam um conjunto harmonioso e uma coletividade promissora, unida tanto peloque tem em comum, como pelo que nos distingue a cada um.
Muito obrigado.