Notícias
Declaração do Ministro Mauro Vieira após reunião com o Secretário de Estado e o Representante de Comércio dos Estados Unidos - 16/10/2025
Boa tarde!
Por instrução do Presidente Lula, mantive hoje uma ótima reunião aqui em Washington com o Secretário de Estado, Marco Rubio, e, em seguida, com as equipes do Departamento de Estado e com o Representante Comercial dos Estados Unidos, o USTR.
Essa reunião começou por um encontro bilateral a sós com o Secretário Rubio, que durou cerca de 20 minutos. Foi uma conversa reservada e muito produtiva, seguida depois de uma reunião mais ampla, em que estiveram presentes equipes do Representante Comercial da Casa Branca, o USTR Jamieson Greer, e as equipes do Departamento de Estado e também da Embaixada. A Embaixadora Maria Luiza Viotti me acompanhava, junto com os colegas do Ministério.
Durante todo o encontro, prevaleceu atitude construtiva e voltada a aspectos práticos da retomada das negociações entre os dois países, em sintonia com a boa química e o que foi decidido, sobretudo, no telefonema da semana passada entre o Presidente Lula e o Presidente Trump.
Fui, como mencionei, acompanhado nessa reunião, pela Embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, pelos Embaixadores Maurício Lyrio e Philip Gough e por assessores do meu gabinete. Pelo lado americano, participaram, além do Secretário Rubio e do USTR Jamieson Greer, o Secretário de Defesa Assistente, Michael Jensen, e os assessores do Departamento de Estado e do USTR.
Foi um princípio auspicioso de um processo negociador no qual trabalharemos para normalizar e abrir novos caminhos para as relações bilaterais.
Reiterei a posição brasileira, transmitida diretamente pelo Presidente Lula ao Presidente Trump, na semana passada, sobre a necessidade de reversão das medidas adotadas pelo governo norte-americano a partir de julho, o que vai demandar um processo de negociação a ser iniciado nos próximos dias.
Já estamos trabalhando na montagem de uma agenda de reuniões, e manterei contatos diretos com o Secretário Rubio nos próximos dias, para monitorar o avanço e estabelecer prazos para novos encontros.
Está mantido o objetivo de que os Presidentes Lula e Trump se reúnam proximamente, mas isso ainda será definido pelas partes, e de acordo com a agenda dos presidentes, para um momento e local que sejam convenientes para ambos.
Queria concluir dizendo que o encontro foi muito produtivo, num clima excelente de descontração e de troca de ideias e de posições, de uma forma muito clara, muito objetiva, e com muita disposição para trabalhar em conjunto, para traçar então uma agenda bilateral de encontros e tratar de temas específicos de comércio.
Muito obrigado!