Notícias
Brinde do Senhor Ministro de Estado por ocasião de almoço oferecido ao Secretário-Geral da Organização dos Estados Americanos
Senhor Secretário-Geral,
É um grande prazer recebê-lo em nosso país.
Esta é a primeira visita oficial de um Secretário-Geral da Organização dos Estados Americanos a Brasília em nove anos.
Esta é, no entanto, sua segunda visita ao Brasil como Secretário-Geral da OEA: tive o prazer de recebê-lo no Rio de Janeiro, no último mês de agosto, para o 50º Curso de Direito Internacional da Comissão Jurídica Interamericana.
Agradeço por aceitar nosso convite e espero que novas visitas possam ocorrer em breve.
Acreditamos no valor da OEA como importante plataforma para navegar o período desafiador por que passam os países da América Latina e do Caribe.
O Brasil deseja contribuir para que a OEA continue sempre a atuar de forma inclusiva e permaneça aberta aos interesses de todos os Estados membros.
Precisamos de uma Organização capaz de amenizar tensões regionais, fomentar o diálogo e promover iniciativas de cooperação.
Uma Organização que permaneça fiel aos seus objetivos centrais: fortalecer a paz e a segurança, promover e proteger os direitos humanos, assegurar o exercício efetivo da democracia e fomentar o desenvolvimento integral.
Estamos confiantes de que sua capacidade de diálogo será essencial para guiar a OEA neste importante momento histórico.
Vossa Excelência possui todas as credenciais para liderar a Organização em uma nova era, pautada pelo diálogo, pela inclusão e pela cooperação regional.
Conte sempre com o Brasil nesse importante esforço.
Aproveito a ocasião para saudar, igualmente, os chefes de delegação e demais integrantes na plenária da Conferência Sul-Americana sobre Migrações, reunida aqui em Brasília para reafirmar os direitos humanos dos migrantes e a necessidade de coordenação para a gestão do fluxo migratório relativos aos países da América do Sul.
Muito obrigado.