Notícias

Nota à Imprensa nº 4

Visita Oficial do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Toshimitsu Motegi, ao Brasil

Publicado em 08/01/2021 20h00 Atualizado em 08/01/2021 20h15

Hoje, 08 de janeiro de 2021, o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Toshimitsu Motegi, realizou visita oficial a Brasília, consolidando o excelente momento nas relações bilaterais e conferindo renovado dinamismo à Parceria Estratégica e Global Brasil-Japão.

Os dois países compartilham valores e princípios, como o respeito às liberdades fundamentais, a resolução pacífica de controvérsias e a observância do direito internacional, além do compromisso com a democracia, o livre comércio e a economia de mercado. O Brasil abriga a maior população de origem japonesa fora do Japão – mais de 2 milhões de pessoas – e o Japão, a 3ª maior comunidade de brasileiros no exterior – mais de 210 mil nacionais.

Após ser recebido pelo Senhor Presidente da República, Jair Bolsonaro, o Ministro Toshimitsu Motegi reuniu-se com o Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Na ocasião, concordaram em trabalhar por uma nova trajetória pós-pandemia e em conferir novo impulso ao comércio e aos investimentos entre os dois países. Sendo o Japão o 6º maior investidor estrangeiro no Brasil, com estoque de investimentos de cerca de US$ 25 bilhões, o Ministro Motegi conheceu as oportunidades que hoje se apresentam para investimentos japoneses em projetos brasileiros de infraestrutura e logística. Acordaram também aprofundar a cooperação bilateral nas áreas de ciência, tecnologia e inovação e meio ambiente, entre outras, inclusive à luz dos acordos firmados na visita. Coincidiram em ampliar a coordenação em fóruns multilaterais, como na ONU (somos parte do G4, juntamente com a Alemanha e a Índia), na OMC, no G-20 e na OCDE, em defesa dos valores democráticos e das liberdades fundamentais.

Na visita, foram assinados 4 atos internacionais: Memorando de Cooperação no Campo de Tecnologias Relacionadas à Produção e ao Uso de Nióbio e Grafeno, Memorando de Cooperação de Tomé-Açu entre o Ministério das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil e o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão sobre Uso Sustentável da Biodiversidade da Amazônia, Ajuste Complementar por Troca de Notas para Projeto de Desenvolvimento de Sensores e Plataforma de Agricultura de Precisão em Apoio à Agricultura Sustentável Brasileira e Ajuste Complementar por Troca de Notas para Projeto para o Aperfeiçoamento do Controle de Desmatamento Ilegal por Meio de Tecnologias Avançadas SAR e IA na Amazônia Brasileira.

 ***