Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 217
Visita de Estado do Presidente da República de Angola, João Lourenço – 22 e 23 de maio de 2025
A convite do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Presidente de Angola, João Lourenço, realizou, nos dias 22 e 23 de maio, visita de Estado ao Brasil. O evento coincide com as celebrações do Dia da África, comemorado em 25 de maio, e ocorre em retribuição à visita de Estado feita pelo Presidente Lula a Luanda, em agosto de 2023. Esta é a terceira visita do chefe de Estado angolano ao Brasil.
Angola é um dos principais parceiros do Brasil no continente africano, com fortes vínculos culturais entre os dois povos. Neste ano, o país celebra o Cinquentenário de sua Independência, conquistada em 11 de novembro de 1975. O Brasil foi o primeiro país a reconhecer o Estado angolano. Desde então, ambos os países construíram sólida relação, alcançando, em 2010, o nível de Parceria Estratégica.
No dia 22, o Presidente João Lourenço foi recebido pelos presidentes do Senado Federal, Senador Davi Alcolumbre; da Câmara dos Deputados, Deputado Hugo Motta; e do Supremo Tribunal Federal, Ministro Luís Roberto Barroso.
No dia 23, o líder angolano e seus ministros foram recebidos pelo Presidente Lula no Palácio do Planalto, onde mantiveram reunião de trabalho em que se discutiram temas bilaterais, regionais e multilaterais. Foram assinados quatro instrumentos: (1) Memorando de Entendimento entre o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania da República Federativa do Brasil e o Ministério da Ação Social, Família e Promoção da Mulher da República de Angola para a Criação de Mecanismos de Fomento da Cooperação Bilateral para o Intercâmbio de Boas Práticas na Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Pessoas Afetadas pela Hanseníase e Crianças e Adolescentes; (2) Projeto de Fortalecimento das Instituições Angolanas de Pesquisa Agropecuária e Florestal para o Desenvolvimento Sustentável de Regiões Semiáridas; (3) Memorando de Entendimento entre a Polícia Federal da República Federativa do Brasil e a Polícia Nacional de Angola; e (4) Memorando de Entendimento entre a Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras e a Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola, Empresa Pública - Sonangol E.P. em Matéria de Pesquisa e Desenvolvimento e Projetos de Interesse no Upstream.
Em seguida, o Presidente Lourenço foi homenageado com almoço oferecido pelo Presidente Lula, ao qual compareceram ministros africanos que participaram do II Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, no Palácio Itamaraty.
O Brasil mantém com Angola relevante fluxo comercial. Em 2024, as importações brasileiras atingiram cerca de US$ 1,08 bilhão, crescimento de 52% em relação a 2023. Já as exportações aumentaram 20%, alcançando o total de US$ 492,6 milhões. Os principais produtos exportados nesse ano foram: carnes de aves (20%); produtos da indústria de transformação (4,8%) e açúcares e melaços (23%). Os principais produtos importados foram: óleos brutos de petróleo (94%) e outros óleos combustíveis de petróleo (6,2%).