Notícias
NOTA À IMPRENSA N° 554
Visita ao Brasil do Fórum Permanente sobre Afrodescendentes
No marco do mês da consciência negra, o Fórum Permanente sobre Afrodescendentes (FPA) das Nações Unidas realiza visita ao Brasil entre 24 e 27 de novembro.
Os membros do Fórum serão recebidos pela Ministra de Estado, substituta, das Relações Exteriores, Embaixadora Maria Laura da Rocha, e pelas Ministras da Igualdade Racial, Anielle Franco, e dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo. Participarão, igualmente, de reuniões com integrantes do poder público e com entidades da sociedade civil brasileira que atuam nos temas de promoção da igualdade racial e dos direitos humanos e de combate à discriminação racial. Realizarão, também, reuniões preparatórias para a 5ª sessão do FPA, a ser realizada entre 14 e 17 de abril de 2026. As últimas sessões do Fórum contaram com participação em alto nível do governo brasileiro e ampla representação da sociedade civil.
O objetivo da missão é reunir contribuições para as negociações no Conselho de Direitos Humanos sobre a futura Declaração das Nações Unidas sobre Promoção, Proteção e Realização dos Direitos Humanos dos Afrodescendentes, no contexto da II Década Internacional dos Afrodescendentes e como desdobramento da Declaração e Plano de Ação de Durban.
O FPA foi estabelecido em 2014, com apoio do governo brasileiro, por ocasião da I Década Internacional dos Afrodescendentes, como mecanismo para reunir governos e sociedade civil com vistas a avançar na promoção da igualdade racial em todo o mundo.
A visita do Fórum demonstra o compromisso do governo brasileiro com a promoção e a proteção dos direitos humanos e o combate ao racismo, à discriminação racial, à xenofobia e a todas as formas de intolerâncias correlatas.