Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 472
Seleção de projeto brasileiro ao Prêmio UNESCO para o Uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação
O governo brasileiro recebeu, com satisfação, a seleção do projeto “Piauí Inteligência Artificial” para a edição de 2025 do Prêmio UNESCO-Rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa para o Uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação.
O projeto, implementado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em coordenação com a Secretaria de Educação do Estado do Piauí, foi indicado pela Comissão Nacional do Brasil para a UNESCO, cujas funções são exercidas no Ministério das Relações Exteriores, para representar o país na atual edição da premiação.
O projeto foi um dos quatro laureados do Prêmio, ao qual concorreram 86 iniciativas internacionais, propostas por mais de 50 estados membros e organizações não-governamentais. O júri internacional avaliador destacou o projeto “Piauí Inteligência Artificial” como modelo abrangente e inclusivo, capaz de empoderar educadores e agentes sociais para a promoção do uso ético e responsável da inteligência artificial na educação.
A seleção do projeto brasileiro, baseado na análise crítica sobre a aplicação da IA e no apoio à equidade e à inclusão, reflete a importância atribuída pelo Brasil às tecnologias digitais como aliadas do desenvolvimento social e educacional.