Notícias
NOTA À IMPRENSA N° 550
Retomada do “pre-listing” na União Europeia para carnes de aves e ovos do Brasil
O Governo brasileiro recebeu com satisfação a confirmação oficial pela União Europeia (UE), nesta semana, de retomada do “pre-listing” para a habilitação de estabelecimentos brasileiros exportadores de carnes de aves e de ovos, permitindo que a habilitação sanitária para a exportação seja realizada pelo próprio país exportador, em conformidade com as regras da parte importadora.
A retomada do “pre-listing” facilita o acesso de novas plantas exportadoras ao mercado comunitário, dispensando a necessidade de inspeção individual por autoridades europeias.
A medida atesta a confiança no controle sanitário brasileiro, cujo rigor é reconhecido pelos mais de 150 países que consomem proteínas animais do Brasil, bem como o interesse mútuo em expandir o comércio. O Brasil espera que o “pre-listing” e outras medidas de facilitação comercial possam, no futuro, abranger também outros produtos.
Em 2024, a UE foi o 2º principal destino das exportações agroalimentares do Brasil e o 2º maior fornecedor brasileiro desses produtos. Em volume, a UE foi o 7º maior mercado para exportações do Brasil de carnes de frangos e 10º destino para ovos. No ano passado, o Brasil exportou à UE aproximadamente US$ 689 milhões em carnes de aves, com crescimento de cerca de 6.6% em relação a 2023.