Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 481
Recomendação de designação da embaixadora Sabrina Dallafior Matter como Diretora-Geral da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ)
O 110º Conselho Executivo da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) adotou, por consenso, a recomendação de que a Embaixadora Sabrina Dallafior Matter (Suíça) seja designada Diretora-Geral da entidade por ocasião da 30º sessão da Conferência dos Estados Partes, que terá lugar na Haia entre 24 e 28 de novembro de 2025. Caso confirmada pela Conferência, o mandato da nova Diretora-Geral terá início em 25 de julho de 2026 e irá até 24 de julho de 2030.
Ao congratular a Embaixadora Sabrina Dallafior Matter e a Confederação Helvética pelo resultado alcançado, o governo brasileiro nota com grande satisfação que a função mais elevada no Secretariado da OPAQ deverá ser ocupada por uma mulher pela primeira vez.
O Brasil confia em que a futura Diretora-Geral pautará sua atuação pelo interesse em salvaguardar a independência, o rigor técnico, a transparência e a imparcialidade da Organização, valores fundamentais para progredir na eliminação das armas químicas.