Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 443
Pagamento de contribuições à Organização das Nações Unidas (ONU) – Nota conjunta MRE/MPO
O Brasil está em dia com suas contribuições à Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2025, o governo brasileiro realizou aportes de R$ 357,2 milhões à ONU, quitando as contribuições devidas até o momento nos três pilares do orçamento da Organização: orçamento regular, orçamento das missões de paz e orçamento dos tribunais (Mecanismo Residual Internacional para Tribunais Penais - IRMCT).
Ao honrar tempestivamente suas obrigações financeiras, o Brasil fortalece sua atuação no sistema multilateral, reforçando o compromisso histórico com o multilateralismo. A plena adimplência do País durante a Semana de Alto Nível da ONU, em contexto de graves restrições financeiras da Organização, transmite mensagem de firme reconhecimento do Brasil ao papel das Nações Unidas na promoção da paz e da segurança internacionais, do desenvolvimento sustentável e dos direitos humanos.
Os resultados alcançados decorrem do trabalho conjunto do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO).