Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 72
Felicitações aos novos Presidente da União Africana e Presidente da Comissão da União Africana
O governo brasileiro saúda a escolha de João Lourenço, Presidente de Angola, como Presidente de turno da União Africana ao longo deste ano, bem como de Mahamoud Ali Youssouf, Ministro das Relações Exteriores e Cooperação Internacional do Djibouti, como Presidente da Comissão da União Africana pelo quadriênio 2025-2028. As designações foram formalizadas por ocasião da 38ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), realizada em 15 de fevereiro, em Adis Abeba.
Ao desejar-lhes êxito em suas funções, o governo brasileiro reitera que continuará buscando estreitar a parceria com a União Africana e com os países do continente. O Brasil e a África compartilham laços históricos e culturais profundos e um compromisso comum com o combate à fome e com a promoção da justiça social e do desenvolvimento sustentável.
O Brasil e a União Africana têm atuado, no âmbito do G20, em temas de interesse do Sul Global, como mudança do clima, dívida externa e reforma das instituições internacionais.
A União Africana (UA) foi criada em 2002 e sucedeu a Organização da Unidade Africana, fundada em 25 de maio de 1963. Imbuída dos valores de independência, unidade, paz e cooperação que motivaram a constituição de sua antecessora, a UA busca promover soluções africanas para os desafios enfrentados pelos países africanos, com vistas ao fortalecimento da paz, da soberania e do desenvolvimento socioeconômico no continente.