Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 532
Falecimento da Embaixadora Maria Stela Pompeu Brasil Frota
O Ministério das Relações Exteriores recebeu, com profundo pesar, a notícia do falecimento da Embaixadora Maria Stela Pompeu Brasil Frota, ocorrido ontem, 9 de novembro, na cidade do Porto, Portugal.
Nascida no Recife, em 8 de agosto de 1952, formou-se no Instituto Rio Branco em 1975. Foi Subsecretária-Geral do Serviço Exterior, Diretora-Geral do Instituto Rio Branco, Presidente da Fundação Alexandre de Gusmão e Diretora do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais – IPRI (FUNAG).
No exterior, foi Embaixadora do Brasil na Suíça e junto ao Principado de Liechtenstein (2008-2012), Cônsul-Geral do Brasil em Zurique e junto ao Principado de Liechtenstein (2012-2016) e Cônsul-Geral do Brasil em Atlanta (2016-2022). Ocupava o cargo de Cônsul-Geral do Brasil no Porto desde 2022.
Ao longo de mais de 50 anos de dedicação à diplomacia, Maria Stela Pompeu Brasil Frota construiu uma carreira sólida, com contribuições relevantes para o Serviço Exterior Brasileiro, nas diferentes áreas em que atuou. Seu legado será lembrado pelos amigos, amigas e colegas a quem chefiou e serviu como exemplo de competência e vocação ao serviço público.
O Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira, e a Secretária-Geral das Relações Exteriores, Embaixadora Maria Laura da Rocha, em nome do Itamaraty, expressam à família e aos amigos e amigas da Embaixadora Maria Stela Pompeu Brasil Frota as mais sentidas condolências.