Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 235
Eleição da Presidente da 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas
O governo brasileiro felicita a senhora Annalena Baerbock, ex-Ministra do Exterior da República Federal da Alemanha, por sua eleição ao cargo de Presidente da 80ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, ocorrida em 2 de junho de 2025. A senhora Baerbock contou com 167 votos, de um total de 188, incluindo o do Brasil. Seu mandato terá início em setembro próximo, com duração de um ano. Trata-se da quinta mulher a ser eleita para o cargo desde a criação da ONU, em 1945.
O Brasil confia em que a Presidente, eleita, da Assembleia Geral exercerá suas funções em estreito diálogo com todos os Estados Membros e saberá dar a necessária atenção aos países em desenvolvimento. Em um contexto internacional de múltiplos desafios à ONU em seu 80º aniversário, o Brasil recorda a importância de fortalecer a Assembleia Geral como o principal órgão deliberativo, formulador de políticas e representativo das Nações Unidas.
Nesse sentido, o governo brasileiro renova sua disposição de contribuir para a revitalização da Assembleia Geral, para a promoção isonômica do direito internacional e para o cumprimento equilibrado do mandato das Nações Unidas em seus três pilares: paz e segurança, direitos humanos e desenvolvimento.
Ao desejar à senhora Baerbock êxito no exercício de suas futuras funções, o Brasil reitera seu compromisso com um multilateralismo revigorado e fortalecido e com uma governança global mais representativa, legítima e eficaz.