Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 611
Credenciamento do Curso de Formação de Diplomatas do Instituto Rio Branco como pós-graduação – Nota Conjunta MRE/MEC
O Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Educação têm a satisfação de comunicar a publicação, na data de hoje, de Portaria do Conselho Nacional de Educação (CNE) que confirma o Instituto Rio Branco (IRBr) como Escola de Governo e credencia o Curso de Formação de Diplomatas (CFD) como pós-graduação “lato sensu”.
O “status” de Escola de Governo reconhece e reforça o papel do Instituto Rio Branco como a academia diplomática do Estado brasileiro e como centro de treinamento e aperfeiçoamento de diplomatas, além de espaço de reflexão sobre política externa e temas correlatos. O IRBr integra o Sistema de Escolas de Governo da União (SEGU), além da Rede Nacional de Escolas de Governo (RNEG) – instância composta por mais de 200 instituições públicas de ensino, nas esferas federal, estadual e municipal.
O Curso de Formação de Diplomatas (CFD) tem por finalidade a formação dos Terceiros-Secretários nomeados para o cargo inicial da carreira de Diplomata, após aprovação no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD). O credenciamento do CFD como “Curso de Especialização em Diplomacia”, em nível de pós-graduação “lato sensu”, reafirma a proposta pedagógica do Instituto Rio Branco de dotar os novos diplomatas de arcabouços teórico e prático para o exercício das atribuições do cargo.
O Instituto Rio Branco é a terceira mais antiga academia diplomática no mundo, tendo sido fundado em 18 de abril de 1945, ano de celebração do centenário de nascimento do patrono da diplomacia brasileira, José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco. Há 80 anos, o IRBr desempenha papel central na formação dos quadros de diplomatas do Estado brasileiro.