Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 425
Comunicado Conjunto sobre a Flotilha Global Sumud
Os Ministros das Relações Exteriores do Brasil, África do Sul, Bangladesh, Catar, Colômbia, Eslovênia, Espanha, Indonésia, Irlanda, Líbia, Malásia, Maldivas, México, Omã, Paquistão e Turquia expressam sua preocupação com a segurança da Flotilha Global Sumud, iniciativa da sociedade civil que conta com a participação de cidadãos de seus países.
A Flotilha Global Sumud informou do seu propósito de entregar ajuda humanitária à Faixa de Gaza e aumentar a conscientização para as urgentes necessidades humanitárias do povo palestino e para a necessidade de pôr fim à guerra. Ambos os objetivos — paz e entrega de ajuda humanitária, junto com o respeito ao direito internacional, incluindo o direito internacional humanitário — são compartilhados por nossos governos.
Dessa forma, instamos todos a que se abstenham de atos ilegais ou violentos contra a Flotilha, em respeito ao direito internacional e ao direito internacional humanitário.
Recordamos que qualquer violação ao direito internacional e aos direitos humanos dos participantes da Flotilha, incluindo ataques contra as embarcações em águas internacionais ou detenção ilegal, motivará responsabilização.