Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 582
60 anos do Programa de Estudantes-Convênio (PEC-G)
O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) completa 60 anos em 2025. Nesta terça-feira (9/12), o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Educação realizam, no Palácio Itamaraty, em Brasília, sessão solene em comemoração à efeméride.
Uma das políticas públicas mais longevas do Brasil, o PEC-G oferece a estudantes internacionais a oportunidade de cursar o ensino superior gratuitamente em instituições de todo o Brasil. Desde sua criação, mais de dez mil estudantes formaram-se por meio do programa. A seleção para 2026 contou com o recorde de mais de 3,2 mil candidatos, e os selecionados, provenientes de 55 nacionalidades, estudarão em universidades em todo o território brasileiro.
Concebido pelo Ministério das Relações Exteriores em 1964 e regulamentado no ano seguinte, o PEC foi posteriormente expandido para a pós-graduação (PEC-PG) e o ensino do português como língua estrangeira (PEC-PLE), passando a ser administrado em conjunto com o Ministério da Educação, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Pilar fundamental da diplomacia educacional brasileira, o PEC alinha-se à prioridade historicamente conferida pela política externa e pela política educacional do país à cooperação internacional.