República do Mali

As relações diplomáticas entre o Brasil e o Mali foram estabelecidas em 1962. Marco importante na aproximação entre os dois países foi a visita do Presidente Moussa Traoré ao Brasil (1981), quando se decidiu criar uma Comissão Mista entre os dois países e se assinou Acordo de Cooperação Cultural, Científica e Técnica.
As relações ganharam novo impulso na primeira década deste século, com a abertura da embaixada do Brasil em Bamako (2008) e da embaixada do Mali em Brasília (2011). Há projetos de cooperação técnica bilateral e trilateral em execução, com destaque para o setor algodoeiro, preponderante na economia maliana, bem como nas áreas de pecuária, piscicultura e alimentação escolar, entre outras.
O Brasil mantém oito projetos de cooperação técnica com o Mali, abrangendo áreas como cultivo de algodão, pecuária, solos, piscicultura, merenda escolar, defesa civil, trabalho decente e biocombustíveis. Dentre os projetos de cooperação, destaca-se o Cotton-4+Togo, cujo objetivo é fortalecer a produção de algodão. Além disso, o Brasil destinou aportes financeiros à aquisição de alimentos, para fortalecer a segurança alimentar e nutricional de deslocados internos e refugiados no campo de Sénou, ao sul de Bamako.
No campo educacional, registra-se que sete estudantes malineses já participaram do Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G).
A respeito das relações comerciais bilaterais, em 2024, o principal produto comercializado pelo Mali para o Brasil foi o couro, respondendo pela quase totalidade das exportações. Por outro lado, o Brasil exportou para o Mali máquinas de energia elétrica (30%), chocolate (29%), e outros produtos comestíveis e da indústria de transformação (41%).
Cronologia das relações bilaterais
2023 – Visita ao Brasil do Primeiro-Ministro Choguel Maiga, acompanhado do Chanceler Abdoulaye Diop e do Ministro do Desenvolvimento Rural Modibo Keita, por ocasião das cerimônias de posse do Presidente da República (janeiro)
2013 - O Brasil envia representante à cerimônia de posse do Presidente Ibrahim Boubacar Keïta
2011 - Abertura da Embaixada do Mali em Brasília
2010 - Visita ao Brasil do Presidente Amadou Touré (abril)
2009 - Visita ao Brasil do Ministro de Negócios Estrangeiros Moctar Ouane (agosto). Visita ao Mali do Ministro das Relações Exteriores Celso Amorim (outubro)
2008 - Encontro entre os Ministros das Relações Exteriores Celso Amorim e da Economia, Indústria e Comércio Amadou Diallo, à margem da XII UNCTAD (abril). Visita ao Brasil do Ministro de Obras Públicas e Transporte do Mali, Hamed Diané Sémega (junho)
2007 - Criação da Embaixada residente do Brasil em Bamako (inaugurada efetivamente no segundo semestre de 2008)
1999 - Visita ao Brasil da Ministra das Comunicações Ascofare Oulematou Tamboura (junho)
1996 - Visita ao Brasil do Primeiro-Ministro Ibrahim Keita
1981 - Visita ao Brasil do Presidente Moussa Traoré e do Ministro dos Negócios Estrangeiros Alioune Blondin Bèye (outubro). Assinatura de Acordo de Cooperação Cultural, Científica e Técnica e de Acordo para a criação de uma Comissão Mista bilateral
1962 - Brasil e Mali estabelecem relações diplomáticas
1960 - O Brasil reconhece a independência do Mali