República de Gana

Brasil e Gana estabeleceram relações diplomáticas em 1960. A embaixada em Acra, aberta em 1961, foi a primeira do Brasil na África Subsaariana; a embaixada de Gana em Brasília é a única do país na América do Sul.
Nos anos 1960 e 1970, as relações foram marcadas pela agenda comum voltada para a condenação ao apartheid e para a autodeterminação dos povos, entre outros temas. Na década de 1980, Gana copatrocinou o projeto de resolução apresentado pelo Brasil na ONU para a criação da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS).
As relações bilaterais receberam novo impulso nos anos 2000, com intensa troca de visitas de altas autoridades. Gana tem sido importante parceiro do Brasil na África Ocidental, o que se reflete na intensificação do diálogo político e do comércio bilateral e no fortalecimento da cooperação técnica.
Brasil e Gana possuem uma Comissão Mista em nível ministerial. Além disso, desde o ano 2000, mais de 300 estudantes ganenses participaram do Programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). A EMBRAPA, que manteve um escritório em Acra de 2006 a 2015, foi fundamental para fortalecer a parceria técnica.
Brasil e Gana contam também com importantes laços culturais, dos quais é exemplo a comunidade Tabom, formada por descendentes de pessoas escravizadas no Brasil retornadas a Gana, em especial, para a região da grande Acra, entre 1829 e 1936. Além disso, em julho de 2023, o Festival "Panafest", realizado bienalmente em Gana, contou com a presença de delegação brasileira composta por representantes do Itamaraty, da Fundação Palmares, do governo da Bahia, da prefeitura de Salvador e da sociedade civil.
Em 2024, nas relações comerciais entre Brasil e Gana, as importações brasileiras daquele país incluem óleos brutos de petróleo, produtos derivados do cacau e fibras sintéticas para fiação. No que diz respeito às exportações brasileiras para Gana, os principais produtos comercializados foram: açúcares e melaços (34%), carnes de aves (32%), despojos de carnes (8,6%), álcoois e derivados (8,2%) e outros produtos (17,2%).
Cronologia das relações bilaterais
2022 – Encontro entre os Chanceleres Carlos França e Shirley Botsway em Nova York, à margem de debate do Conselho de Segurança da ONU (julho)
2019 - Visita ao Brasil do Ministro da Agricultura Owusu Akoto (agosto)
2017 - Visita a Gana do Ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes Ferreira (outubro). Visita ao Brasil do Rei dos Axântis, Otumfuo Osei Tutu II (outubro)
2015 - Visita ao Brasil do Presidente John Mahama, por ocasião da cerimônia de posse da Presidente Dilma Rousseff (janeiro). Visita a Gana do Ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira (março)
2013 - Visita ao Brasil da Ministra dos Negócios Estrangeiros Hanna Tetteh (julho)
2012 - Visita ao Brasil do Vice-Presidente John Mahama (maio)
2011 - Visita ao Brasil do Vice-Presidente John Mahama (maio)
2010 - Visita ao Brasil do Vice-Presidente John Mahama (abril)
2008 - Visita a Gana do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da XII UNCTAD (abril). Visita ao Brasil da Presidente da Suprema Corte de Gana, Georgina Wood (maio). Visita ao Brasil do Vice-Presidente Alhaji Aliu Mahama (junho)
2007 - Visita a Gana do Ministro de Minas e Energia Silas Rondeau, por ocasião das celebrações dos 50 anos de independência do país africano (março)
2006 - Visita ao Brasil do Presidente John Agyekum Kufuor (julho) e do Ministro dos Negócios Estrangeiros Nana Akufo-Addo (julho). Assinatura de Acordo de Cooperação Esportiva (julho). Encontro entre os Presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e John Agyekum Kufour em Abuja, Nigéria, à margem da Cúpula África-América do Sul (novembro)
2005 - Visita a Gana do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Ministro das Relações Exteriores Celso Amorim (abril). Assinatura de Acordo sobre Serviços Aéreos
2004 - Visita ao Brasil do Ministro dos Negócios Estrangeiros Nana Akufo-Addo (agosto). II Reunião da Comissão Mista Brasil-Gana (agosto)
2003 - Visita a Gana do Ministro das Relações Exteriores Celso Amorim (maio). Visita ao Brasil do Ministro da Energia Paa Kwesi Ndoum (junho)
1985 - Visita ao Brasil do Ministro da Agricultura Isaac Adjei-Maafo
1984 - Visita ao Brasil do Ministro interino da Agricultura Charles K. Annan
1981 - Visita ao Brasil do Vice-Presidente John Graft Johnson (julho)
1978 - Visita ao Brasil do Rei dos Axântis, Otumfuo Opoku Ware II (junho)
1974 - Assinatura de Acordo Básico de Cooperação Técnica e Científica (novembro)
1972 - Visita a Gana do Ministro das Relações Exteriores Mario Gibson Barboza (novembro). Assinatura de Acordo sobre Cooperação Cultural e de Acordo Comercial
1961 - Elevação da Legação do Brasil em Acra à categoria de Embaixada
1960 - Estabelecimento das relações diplomáticas