República da Macedônia do Norte

O Brasil reconheceu a independência da Macedônia do Norte em 1995 e as relações diplomáticas foram estabelecidas em 1998. Para o Brasil, o relacionamento com a Macedônia do Norte insere-se na política de intensificação dos contatos com os países dos Bálcãs.
Em 2013, ocorreu a primeira visita ao Brasil de chefe de governo da Macedônia do Norte. O primeiro-ministro Nikola Gruevski encontrou-se com autoridades políticas e econômicas brasileiras, e dos estados de São Paulo e do Paraná. Em Brasília, foi assinado acordo de cooperação educacional.
Em 2017, o presidente Gjorge Ivanov realizou visita ao Brasil, a primeira de chefe de Estado macedônio ao País, tendo sido recebido pelo então presidente Michel Temer. Inaugurou oficialmente, na ocasião, a Embaixada da Macedônia do Norte em Brasília, a primeira residente daquele país na América Latina. O presidente Ivanov cumpriu programa também no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde se encontrou com o então governador Geraldo Alckmin e com lideranças empresariais.
A primeira reunião de consultas políticas ocorreu em 2004, em Brasília. A delegação macedônia foi chefiada pelo então conselheiro de Estado do setor de relações bilaterais com países europeus e não-europeus do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Igor Popov, atual embaixador da Macedônia do Norte em Brasília. Em 2018, o então secretário de Estado do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Macedônia do Norte, Viktor Dimovski, realizou visita ao Brasil, quando foi realizada a segunda reunião de consultas políticas bilaterais. Em 2024, foi realizada a terceira reunião de consultas políticas, por videoconferência. A delegação brasileira foi chefiada pela secretária de Europa e América do Norte do MRE, embaixadora Maria Luisa Escorel, e a delegação macedônia foi chefiada pela secretária de Estado do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comércio Exterior, embaixadora Elena Kuzmanovska Biondikj.
Brasil e Macedônia do Norte têm dois acordos em vigor: Entendimento Recíproco, por Troca de Notas, para o Estabelecimento de Isenção de Vistos para Nacionais de Ambos os Países, celebrado em 2016, e o já mencionado Acordo de Cooperação Educacional, celebrado em 2013.
Cronologia das Relações Bilaterais Brasil-Macedônia do Norte
2024 - Realização da III Reunião de Consultas Políticas bilaterais, por videoconferência
2018 - Realização da II Reunião de Consultas Políticas bilaterais, em Brasília
2017 - Visita do presidente Gjorge Ivanov ao Brasil. Encontro com o então presidente Michel Temer
2016 - Abertura da embaixada em Brasília da então denominada República da Macedônia
2013 - Primeiro-Ministro Nikola Gruevski visita o Brasil
2004 - Realização da I Reunião de Consultas Políticas bilaterais, em Brasília
1998 - Brasil e a então denominada República da Macedônia estabelecem relações diplomáticas.
1995 - Brasil reconhece a independência da então denominada República da Macedônia.