República da Eslovênia

O Brasil foi um dos primeiros países a reconhecer a independência da Eslovênia, em maio de 1992 – até então, a Eslovênia integrava a República Federalista Socialista da Iugoslávia. A Embaixada do Brasil em Liubliana foi aberta em 2008. A Embaixada da Eslovênia em Brasília foi inaugurada em 2010.
A pauta do relacionamento é majoritariamente convergente, sem quaisquer ruídos na agenda política. Ao contrário, são predominantes o diálogo franco e construtivo nos níveis bilateral e multilateral, a crescente cooperação e o entendimento em temas referentes ao sistema multilateral, desenvolvimento sustentável, estado de direito, meio ambiente, direitos humanos, estabilidade, segurança e paz, entre outros. No nível multilateral, são recíprocos os apoios e recorrentes as trocas de votos em candidaturas em organismos internacionais.
No plano das visitas bilaterais recentes, ressalte-se a visita ao Brasil do então ministro da Defesa da Eslovênia, Marjan Šarec, a convite do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, em abril de 2023, ocasião em que assinou acordos bilaterais de Cooperação em Matéria de Defesa e sobre Troca e Proteção Mútua de Informação Classificada, e participou da feira "LAAD Defence & Security", no Rio de Janeiro. Em maio de 2023, foi realizada, em Brasília, a quinta reunião do mecanismo de consultas políticas bilaterais, em nível de vice-ministros das Relações Exteriores. Em agosto de 2023, a secretária-geral de Relações Exteriores, embaixadora Maria Laura da Rocha, participou do Fórum Estratégico de Bled, na Eslovênia. Em julho de 2024, foi realizada visita oficial da ministra dos Negócios Estrangeiros e Europeus da Eslovênia, Tanja Fajon, ao Brasil. Foram assinados, na ocasião, acordo de transportes aéreos e memorando de cooperação na área de turismo.
A instalação da Embaixada do Brasil em Liubliana contribuiu para fortalecer as relações econômicas e comerciais, inclusive para atrair exportadores brasileiros para o Porto de Koper, importante porta de entrada para a Europa Central. O comércio bilateral manteve-se em níveis expressivos na última década, tendo alcançado recordes históricos, sucessivamente, em 2022 e 2023, tanto em volume total quanto nas importações e nas exportações de parte a parte. Com saldos sempre positivos para o Brasil, o comércio bilateral é igualmente favorável à indústria eslovena, em razão da venda de produtos de alto valor agregado.
A dimensão do comércio bilateral é bastante significativa quando se considera a reduzida dimensão do mercado esloveno - as exportações anuais do Brasil para o país estão acima de US$ 170/per capita (em grande parte, devido ao uso do porto de Koper para o escoamento de produtos aos mercados da Europa Central e do Leste). Não obstante o relativo desconhecimento do mercado esloveno por grande parte do empresariado brasileiro, o volume exportado para esse país nos últimos anos tem superado os números de outros tradicionais parceiros europeus, como Áustria, Dinamarca, Finlândia, Grécia e Irlanda.
Cronologia das Relações Bilaterais Brasil-Eslovênia
2024 - Visita da ministra dos Negócios Estrangeiros, Tanja Fajon, ao Brasil (3-6/7)
2023 - Visita a Bled da secretária-geral, embaixadora Maria Laura da Rocha, para participar do Fórum Estratégico realizado anualmente naquela cidade eslovena (agosto).
2023 - Visita ao Brasil do ministro da Defesa, Marjan Šarec, quando participou da Feira LAAD e foi recebido por seu homólogo, José Múcio Monteiro.
2023 - Reunião bilateral entre o MERE Mauro Luiz Iecker Vieira e a chanceler Tanja Fajon à margem da 59ª Conferência de Segurança de Munique (17/2).
2022 - Encontro virtual de comemoração dos 30 anos do reconhecimento do Estado esloveno pelo Brasil, com a participação do secretário de Negociações Bilaterais no Oriente Médio, Europa e África, embaixador Kenneth Felix Haczynski da Nóbrega, e do secretário de Estado do mistério dos Negócios Estrangeiros, Stanislav Raščan (25/1)
2021 - Webinário “Brasil-Eslovênia sobre Inteligência Artificial” (8/6)
2021 - Visita a São Paulo da ministra dos eslovenos no Exterior, Helena Jaklitsch (17/10)
2021 - Segunda estadia na Eslovênia do Navio-Escola “Brasil” (21-25/10)
2021 - III Reunião Mista da Comissão de Cooperação Econômica, por videoconferência (17/3)
2019 - Participação do então diretor do Instituto Esloveno de Pesquisa (ARRS), Jozsef Gyorkos, no Global Research Council, em São Paulo (maio)
2019 - Estadia na Eslovênia do Navio-Escola “Brasil” (4-7/9)
2018 - World Company Award 2018, a maior delegação de empresários brasileiros em visita à Eslovênia (junho)
2018 - Conferência sobre Políticas para o Envelhecimento Equânime - uma Abordagem para o Decorrer da Vida, com a participação do secretário de Previdência, Marcelo Caetano (janeiro)
2017 - II Reunião da Comissão Mista de Cooperação Econômica Brasil-Eslovênia, em Liubliana (13/11)
2017 - Entrada em vigor do Acordo-Quadro de Cooperação no Domínio Educacional (13/11)
2016 - Participação da ministra da Educação, Ciência e Esportes, Maja Makovec, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (junho)
2016 - IV Reunião de Consultas Políticas Brasil-Eslovênia, em Liubliana (31/8)
2015 - Visita ao Brasil do ministro dos Negócios Estrangeiros, Karl Erjavec (março)
2013 - Encontro em Roma entre os presidentes Dilma Rousseff e Borut Pahor (19/3)
2013 - Assinatura de instrumento de cooperação entre a FUNAG e o Centro de Pesquisas da Academia de Ciências e Artes da Eslovênia (SAZU)
2011 - Presença da ministra da Defesa, Ljubica Jelušič, nos Jogos Mundiais Militares (julho)
2011 - Participação do subsecretário-geral de Cooperação, Cultura e Promoção Comercial, embaixador Hadil Fontes da Rocha Vianna, em seminário e reunião do Conselho do Centro Internacional de Promoção de Empresas (setembro)
2011 - Participação do diretor da Secretaria de Planejamento Diplomático (SPD), o então ministro José Humberto Brito Cruz, no Fórum Estratégico de Bled (setembro)
2011 - III Reunião de Consultas Políticas Brasil-Eslovênia, em Brasília (fevereiro)
2010 - Participação do secretário-geral das Relações Exteriores, embaixador Antônio de Aguiar Patriota, no Fórum Estratégico de Bled (setembro)
2010 - Missão da APEX para avaliação do uso do porto de Koper (fevereiro)
2010 - Estabelecimento da embaixada eslovena residente em Brasília
2009 - Visita à Eslovênia do ministro da Defesa, Nelson Jobim (29-30/10)
2009 - Assinatura do Acordo de Cooperação Acadêmica e Intercâmbio Cultural, Científico e Técnico entre a UFRJ e o Instituto Nacional de Biologia (NIB)
2008 - Participação do então presidente Danilo Türk na Cúpula União Europeia-América Latina (EULAC), protagonizando a primeira visita de um chefe de estado esloveno ao Brasil (abril)
2008 - Inauguração da embaixada em Liubliana durante visita do ministro das Relações Exteriores, embaixador Celso Amorim, para a reunião ministerial do Diálogo Político de Alto Nível Brasil-União Europeia (junho)
2007 - Formalização da embaixada residente do Brasil em Liubliana (1º/11)
2007 - Assinatura do Convênio de Cooperação entre o Ministério de Educação Superior, Ciência e Tecnologia da Eslovênia (MHEST) e o CNPq
2002 - Visita a Liubliana do ministro da Ciência e Tecnologia, embaixador Ronaldo Sardenberg
2002 - Entrada em vigor do Memorando de Entendimento para Estabelecer Consultas Políticas e do Acordo Quadro de Cooperação Científica e Tecnológica (18/4)
1998 - Visita ao Brasil do ministro dos Negócios Estrangeiros, Boris Frlec (julho)
1998 - Assinatura do Acordo-Quadro de Cooperação Científica e Tecnológica (julho)
1994 - Criação da embaixada do Brasil na República da Eslovênia, residente em Viena (14/3)
1992 - Reconhecimento brasileiro do estado esloveno (24/1)
1992 - Estabelecimento de relações diplomáticas (21/12)