República da Croácia

O Brasil reconheceu a independência da Croácia em janeiro de 1992 e estabeleceu relações diplomáticas com o país a 23 de dezembro daquele ano. A Croácia mantém embaixada em Brasília desde 1997. O Brasil inaugurou embaixada em Zagreb em 2006. O relacionamento bilateral tem sido caracterizado pela cordialidade e pela cooperação.
Desde o estabelecimento de relações diplomáticas, houve três visitas de chefe de Estado ou governo e cinco visitas de chanceleres. O então PM Zoran Milanović (atual presidente) compareceu à abertura da Copa do Mundo de Futebol, em São Paulo, em junho de 2014, e a presidente Kolinda Grabar-Kitarović também esteve em São Paulo, em julho de 2018. Em junho de 2024, o presidente Zoran Milanović efetuou visita oficial ao Brasil.
Entre as visitas ministeriais: i) o então MNE croata Mate Granic veio ao Brasil em 1997; ii) o então ministro Antonio Patriota realizou a primeira visita de chanceler brasileiro à Croácia, em 2013; iii) a então ministra dos Assuntos Estrangeiros e Europeus, Vesna Pusić, visitou o Brasil em 2015; iv) em fevereiro de 2023, o ministro Mauro Vieira visitou a Croácia (onde foi Embaixador até 2022); vi) em março de 2024, veio ao Brasil em visita oficial o ministro dos Assuntos Estrangeiros e Europeus, Gordan Grlic Radman.
Brasil e Croácia firmaram, em 2010, memorando de entendimento que consolidou o mecanismo bilateral existente de consultas políticas, em nível de Secretário, que teve duas reuniões no Brasil (Brasília, 2005; Rio de Janeiro, 2010), duas reuniões na Croácia (Zagreb, 2007 e 2013), reunião em formato virtual, em 2021, e novo encontro realizado em 18 de janeiro de 2024, em Brasília.
Durante a viagem oficial a Zagreb, de 13 a 16 de fevereiro de 2023, o Ministro de Relações Exteriores do Brasil, embaixador Mauro Vieira, assinou acordos de Cooperação Educacional e Cultural, e estendeu convites para que o presidente da Croácia, Zoran Milanovic, o primeiro-ministro, Andrej Plenkovic, e o ministro dos Negócios Estrangeiros e Europeus (MNE), Gordan Grlic Radman, visitassem o Brasil.
Aproximadamente 80 mil croatas e seus descendentes residem hoje no Brasil, concentrados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.
Importante componente do relacionamento bilateral é o Grupo de Amizade Croácia-Brasil do Parlamento Croata e sua contraparte no Congresso Brasileiro. O lado brasileiro enviou duas delegações parlamentares a Zagreb (em 2004 e 2008). Em julho de 2019, delegação croata do Grupo de Amizade Parlamentar Brasil-Croácia visita o Brasil, com paradas em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.
No âmbito do comércio bilateral, registrou-se, em 2024, corrente de comércio no valor de US$ 96,3 milhões, com superávit para o Brasil de US$ 39,9 milhões. O Brasil exporta para a Croácia sobretudo café (43%), açúcar (27%) e tabaco (10%).
Cronologia das Relações Bilaterais Brasil-Croácia
2024 - O presidente Zoran Milanovic visita o Brasil, entre 1-6 de junho de 2024, com passagem pelas cidades de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.
Em março, ocorre a visita ao Brasil do Ministro dos Negócios Estrangeiros e Europeus, Gordan Grlic Radman, com passagem por Brasília e São Paulo.
Em janeiro, realiza-se a VI Reunião de Consultas Políticas Bilaterais, em Brasília.
2023 - Em fevereiro, o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, embaixador Mauro Vieira, visita Zagreb e é recebido pelo presidente Zoran Milanovic, pelo primeiro-ministro Andrej Plenkovic e pelo ministro para Assuntos Estrangeiros e Europeus, Gordan Grlic Radman. São assinados acordos bilaterais nos domínios da cooperação educacional e cultural.
2021 - Em junho, ocorre a V Reunião de Consultas Bilaterais, por videoconferência.
2019 - Em julho, delegação croata do Grupo de Amizade Parlamentar Brasil-Croácia visita o Brasil, com paradas em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.
2018 - Em junho, a Presidente Kolinda Grabar-Kitarovic visita São Paulo em caráter extra-oficial e encontra-se com o governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP).
2015 - A Primeira Vice-Primeira-Ministra e Ministra dos Negócios Estrangeiros e Europeus da Croácia, Vesna Pusić, realiza visita oficial ao Brasil (23 de fevereiro)
2013 - Visita do Chanceler Antonio de Aguiar Patriota a Zagreb (1 e 2 de julho)
2006 - Abertura da Embaixada residente do Brasil em Zagreb
2003 - Abertura do Consulado-Honorário da Croácia em São Paulo
1997 - Abertura de Embaixada residente da Croácia em Brasília
1997 - Visita ao Brasil do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Mate Granić
1992 - Reconhecimento, pelo Brasil, da independência da Croácia e estabelecimento de relações diplomáticas