República Centro-Africana

O relacionamento diplomático entre o Brasil e a República Centro-Africana foi estabelecido em 27 de abril de 2010. A embaixada do Brasil em Brazzaville (República do Congo) é cumulativamente responsável por representar os interesses brasileiros junto às autoridades centro-africanas, ao passo que a embaixada centro-africana em Washington (Estados Unidos da América) é responsável, cumulativamente, pela representação diplomática da República Centro-Africana junto ao governo brasileiro.
A cooperação humanitária é aspecto importante das relações bilaterais entre os dois países. Em 2012, por meio do Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU, o Brasil efetuou doações de arroz para a República Centro-Africana. Além disso, o Brasil contribui com pessoal civil e policiais para a Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA), operação de manutenção de paz da ONU.
Em 2024, as trocas comerciais entre o Brasil e a República Centro-Africana foram predominantemente compostas por exportações brasileiras, com destaque para carnes de aves, cianeto e açúcares de cana e beterraba. Em contrapartida, as importações brasileiras provenientes do país africano foram principalmente compostas por equipamentos e acessórios para a indústria automotiva.
Cronologia das relações bilaterais
2010 – Estabelecimento de relações diplomáticas em 27 de abril